Boston Terrier

Ficha Técnica

História

Made in USA

O Boston Terrier é uma das primeiras raças de cães made in USA, que resultou do cruzamento entre o Bulldog Inglês e o extinto English White Terrier. Alguns estudiosos sugerem que o Boxer, o Bulldog Francês e o Bull Terrier poderão também ter participado para o apuramento do Boston Terrier.

Embora a sua cidade natal seja Boston, o primeiro exemplar de Boston Terrier, que se chamava Barnard´s Tom, foi registado no Canadá, em 1888, pela mão daquele que é considerado o fundador da raça, John P. Barnard.

Os antigos Boston Terriers (Olde Boston Bulldogge), bastante maiores que os actuais e chegando a pesar mais de 20 Kg, também apelidados de “Roundheads” (cabeça redonda), eram usados para o combate de cães e para o rat-baiting, competição...

Temperamento

Um companheiro alegre e devoto

O Boston Terrier faz questão de participar em todas as actividades da família. Alegre, afectuoso e inteligente, apresenta uma grande devoção para com os seus donos e tem uma excelente relação com as crianças, com quem gosta de brincar. Sendo tão sensível e inteligente como determinada, mas também, por vezes, teimosa, esta raça, não sendo difícil de treinar, necessita de um treino consistente.

Apesar de não ser o cão ideal para ir correr consigo, uma vez que não possui uma grande resistência, o Boston Terrier precisa, como qualquer outra raça, de fazer algum exercício físico e de contactar e socializar com outros cães, com quem tem normalmente uma boa relação. A sua boa disposição faz dele um cão amistoso tanto para pessoas como para outros cães, tendo...

Saúde

À imagem do que acontece com qualquer raça de focinho curto, como é o caso do Boston Terrier, é importante ter cuidado com as temperaturas extremas, devido aos problemas respiratórios que estes cães podem desenvolver. De facto, levar um cão desta raça para a praia, durante o Verão, não é a melhor ideia.

O Boston Terrier tem uma certa propensão para problemas de pele, podendo ser afectado por pequenos nódulos e até por tumores. Mas a doença que mais o afecta é a catarata juvenil (embora a catarata adulta também possa ocorrer), que se manifesta a partir dos dois meses e que pode surgir até aos doze meses de idade. Felizmente, existem hoje testes que permitem fazer uma despistagem que detecta o gene responsável pela catarata juvenil. Uma...

Aparência Física

Silhueta Boston Terrier

Características

Curiosidades

Curiosidades

Como o próprio nome indica, esta raça foi criada na cidade norte-americana de Boston. Mas a segunda parte do seu nome induz o leitor em erro, uma vez que esta não está incluída no grupo dos terriers. Embora tenha antepassados pertencentes a este grupo, o temperamento do Boston Terrier difere bastante do temperamento típico de um terrier, sendo mais sociável com outros cães e mais calmo.

Outras raças