Boston Terrier
Ficha Técnica
- Grupo: 9 - Cães de Companhia
- Secção do grupo: 11 – Molossóides de porte pequeno
- País de origem:Estados Unidos da América
- Data de origem: Séc. XIX
- Primeira utilidade: Caçar ratos
- Peso aproximado: 4,5-11,5 Kg
- Altura aproximada: 38-43 cm
- Cores: Tigrado, preto ou castanho-escuro com manchas brancas
- Esperança média de vida: 15 anos
História do Boston Terrier
The Little American Gentleman
O Boston Terrier é uma das primeiras raças de cães made in USA, tendo sido desenvolvida, como o próprio nome indica, na cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, nos finais do século XIX.
Existem diferentes teses sobre a origem da raça mas, muito provavelmente, tudo terá começado quando um senhor de Boston chamado Robert C. Hooper, adquiriu um cão, à volta do ano de 1870, a que chamou de Judge. Este cão, que era um resultado entre o cruzamento do Bulldog Inglês com o extinto English White Terrier, tinha uma estética semelhante à raça que hoje conhecemos como Boston Terrier. A beleza de Judge levou Rober C. Hooper a levantar esforços no sentido de se criar uma raça que mantivesse o padrão estético do seu cão.
Alguns estudiosos sugerem... que o Boxer, o Bulldog Francês e o Bull Terrier poderão ter participado no apuramento do Boston Terrier.
Embora a sua cidade natal seja Boston, o primeiro exemplar oficial de Boston (Bull) Terrier, que se chamava Barnard´s Tom, foi registado no Canadá, em 1888, pela mão daquele que é considerado o fundador da raça, John P. Barnard.
Em 1889, cerca de 30 donos de Boston Bull Terriers criaram o American Bull Terrier Club. Isto levou a que os criadores de Bulldogs e de Bull Terriers contestassem o nome junto do American Kennel Club (AKC), por considerarem que poderia confundir o público. Isto levou a que os criadores de Boston Bull Terrier alterassem o nome do clube para Boston Terrier Club, acabando por conseguir que o AKC reconhecesse a raça, em 1893. Inicialmente, os seus exemplares eram conhecidos como Boston Bulls.
Os antigos Boston Terriers (Olde Boston Bulldogge), também apelidados de “Roundheads” (cabeças redondas), eram bastante maiores que os actuais e chegavam a pesar mais de 20 Kg. Muitos eram usados para o combate de cães e para o rat-baiting, competição que consistia em premiar o cão que matasse o maior número de ratos num determinado espaço de tempo.
Com o passar do tempo, o Boston Terrier mudou não só fisicamente, como também temperamentalmente, tendo perdido quase todas as suas características de terrier, apesar do seu nome se ter mantido intacto. Foi já na primeira década do século XX que as marcas e cores distintivas do Boston Terrier entraram no padrão da raça.
Em 1915, apenas 22 anos após o reconhecimento oficial da raça, o Boston Terrier tornou-se na raça mais popular dos Estados Unidos da América. Nos anos de 1920 e de 1930, o Boston Terrier voltou a ser a raça mais popular da sua terra natal. A estas provas de enorme popularidade, esta raça junta, ainda, mais outra – esteve, desde o início da segunda década do século XX até aos finais dos anos sessenta, ininterruptamente, entre as dez raças mais populares dos Estados Unidos.
Não espanta que o orgulho da cidade de Boston nesta raça seja grande, o que se reflecte, por exemplo, no facto de a famosa mascote da Boston University, chamada Rhett, ser um Boston Terrier. Na página de boas-vindas aos seus novos alunos, aparece a seguinte frase: “Hey, new Terriers, welcome to Boston University”.
A alcunha mais conhecida do Boston Terrier é The Little American Gentleman. Esta deve-se, principalmente, ao facto de, no seu padrão preto e branco, parecer que está vestido de smoking. Não há dúvida de que a história desta raça é uma história de sucesso.
Temperamento do Boston Terrier
Um companheiro alegre e devoto
O Boston Terrier faz questão de participar em todas as actividades da família. Alegre, afectuoso e inteligente, apresenta uma grande devoção para com os seus donos e tem uma excelente relação com as crianças, com quem gosta de brincar.
Sendo, por um lado, afectuoso, sensível e inteligente, é também, por outro lado, teimoso. Por isso, apesar de esta não ser uma raça difícil de treinar, o treino deve ser feito de forma consistente, levando sempre em conta a sua sensibilidade e, neste sentido, tendo por base as técnicas do reforço positivo.
Apesar de não ser o cão ideal para ir correr com os seus donos, uma vez que não possui uma grande resistência, o Boston Terrier precisa, como qualquer outra raça, de fazer algum exercício físico. Se for suficientemente bem estimulado, adapta-se... na perfeição a viver num apartamento. Caso os passeios sejam pouco estimulantes, os surtos de hiperactividade acontecerão com grande frequência.
Para quem, pelo contrário, pretende ter um cão que durma no exterior de casa, esta não é, definitivamente, uma raça adequada. A sua má capacidade de enfrentar tanto o frio excessivo, como o calor, impede que esteja desprotegido.
Um factor fundamental é a socialização com outros cães desde tenra idade, por forma a que seja um cão equilibrado na relação com os seus pares na idade adulta. O temperamento amistoso e bem-disposto da raça, distante do temperamento dos seus antepassados marcadamente terrier, faz com que facilmente se relacione com pessoas e outros cães.
Este perfil temperamental do Boston Terrier permite-lhe ser uma raça perpetuamente popular na América do Norte, constituindo uma companhia divertida, afável, esteticamente atraente e perfeita para viver num ambiente urbano.
Saúde do Boston Terrier
À imagem do que acontece com qualquer raça de focinho curto, como é o caso do Boston Terrier, é importante ter cuidado com as temperaturas extremas, devido aos problemas respiratórios que estes cães podem desenvolver. De facto, levar um cão desta raça para a praia, durante o Verão, não é a melhor ideia.
O Boston Terrier tem uma certa propensão para problemas de pele, podendo ser afectado por pequenos nódulos e até por tumores. Mas a doença que mais o afecta é a catarata juvenil (embora a catarata adulta também possa ocorrer), que se manifesta a partir dos dois meses e que pode surgir até aos doze meses de idade. Felizmente, existem hoje testes que permitem fazer uma despistagem que detecta o gene responsável pela catarata juvenil. Uma vez que esta... doença é hereditária, é fundamental que qualquer pessoa que queira adquirir um exemplar desta raça analise atentamente o pedigree da ninhada e que se certifique que os reprodutores não sofrerão desta doença.
Os seus olhos proeminentes e as suas orelhas devem ser limpos regularmente. Apesar de esta não ser uma raça que precise de fazer muito exercício, é muito importante proporcionar-lhe alguma actividade física para que se mantenha saudável e psicologicamente equilibrada.
Como acontece com as raças de cabeça proporcionalmente grande, os partos dos Boston Terriers são, muitas vezes, feitos através de cesariana. No entanto, os criadores têm conseguido reduzir este problema graças à diminuição do tamanho da cabeça.
Aparência Física do Boston Terrier
- Nariz largo e preto
- Olhos grandes, redondos e muito afastados
- Orelhas finas e erectas, situadas nos cantos do crânio
- Patas compactas e ovais
- Cauda curta, fina e de inserção baixa
- Coxas bastante musculadas