Pug

Ficha Técnica

História

Uma raça chinesa que conquistou as casas reais europeias

Como acontece com quase todas as raças antigas, a origem do Pug é motivo de debate e controvérsia. Alguns historiadores defendem que os seus ascedentes são os cães de colo da dinastia Shang, que governou a China entre 1766 a.C. e 1122 a.C. No entanto, o mais provável é que o Pug tenha sido criado pelos budistas há mais de 2400 anos atrás. Através de um processo de miniaturização dos Mastins do Extremo Oriente, os monges budistas terão criado e desfrutado da companhia destes cães que rapidamente conquistaram os imperadores chineses. Não por acaso, a milenar tradição de criação chinesa privilegia os cães de nariz arrebitado.

Após ter-se difundido pela China, Tibete e Japão, o Pug chega à Europa no século XVI, através dos mercadores da Companhia Holandesa...

Temperamento

Uma personalidade forte e afectuosa

Muito afectuoso e apegado ao seu dono, gostando de o seguir para todo o lado, o Pug está sempre pronto para o convívio e para a brincadeira, mostrando-se sociável, inclusivamente para com outros animais. A sua forte personalidade conquista facilmente as pessoas à sua volta, divertindo-as e ocupando o centro das atenções. No entanto, não tolera ficar sozinho, entrando facilmente em stress e ganhando níveis de ansiedade indesejáveis.

Apesar de ser muito teimoso e difícil de treinar, constitui um excelente cão de família, suportando, ao contrário de muitos cães pequenos, algumas das traquinices dos mais novos, sem nunca se mostrar agressivo. O seu pequeno porte faz dele um bom cão de apartamento, apesar de ser fundamental proporcionar-lhe actividade física.

Uma característica especial desta raça é a forma como se...

Saúde

Os problemas oculares e respiratórios são bastante comuns nesta raça. O seu focinho achatado faz com que as vias respiratórias sejam estreitas, podendo causar-lhe falta de ar, especialmente nos dias mais quentes. Tanto o excesso de calor como o excesso de frio podem causar-lhe sérios danos, pelo que se deve evitar que fique exposto a climas extremos. A sua dieta deve ser bem controlada, uma vez que facilmente ficam obesos. O seu apetite não tem limites e terão que ser os donos a estabelecê-los. É também importante que façam longas caminhadas, para que se mantenham saudáveis e felizes. As rugas no focinho devem estar sempre limpas e secas, para que se evite, por um lado, os problemas de pele, e por outro, o aparecimento de úlceras nos...

Aparência Física

Silhueta Pug

Características

Curiosidades

Curiosidades

Após se ter casado com Alexandre de Beauharnais, com quem teve dois filhos, Josefina viu o seu marido ser preso no seguimento da Revolução Francesa. Ela própria acabaria também por ser presa, recorrendo ao seu Pug, chamado Fortune, para enviar mensagens ao marido, escondendo-as na coleira. Alexandre acabaria morto na guilhotina na Praça da Revolução mas Josefina foi libertada após o fim do “período do terror”, tendo acabado por se casar com Napoleão Bonaparte, tornando-se Imperatriz de França.

Na noite do casamento, Napoleão recusou partilhar a sua cama com Fortune mas, chocando com a intransigência de Josefina que se fazia acompanhar pelo seu Pug para todo o lado, foi obrigado a ceder. A relação entre Fortune e Napoleão foi sempre conflituosa e tudo o que o Imperador queria era vê-lo à distância.

Outras raças