Pug

Ficha Técnica

História do Pug

Uma raça chinesa que conquistou as casas reais europeias

Como acontece com quase todas as raças antigas, a origem do Pug é motivo de debate e controvérsia. Alguns historiadores defendem que os seus ascedentes são os cães de colo da dinastia Shang, que governou a China entre 1766 a.C. e 1122 a.C. No entanto, o mais provável é que o Pug tenha sido criado pelos budistas há mais de 2400 anos atrás. Através de um processo de miniaturização dos Mastins do Extremo Oriente, os monges budistas terão criado e desfrutado da companhia destes cães que rapidamente conquistaram os imperadores chineses. Não por acaso, a milenar tradição de criação chinesa privilegia os cães de nariz arrebitado.

Após ter-se difundido pela China, Tibete e Japão, o Pug chega à Europa no século XVI, através dos mercadores da Companhia Holandesa da Índia Oriental,...

Temperamento DO PUG

Uma personalidade forte e afectuosa

Muito afectuoso e apegado ao seu dono, gostando de o seguir para todo o lado, o Pug está sempre pronto para o convívio e para a brincadeira, mostrando-se sociável, inclusivamente para com outros animais. A sua forte personalidade conquista facilmente as pessoas à sua volta, divertindo-as e ocupando o centro das atenções. No entanto, não tolera ficar sozinho, entrando facilmente em stress e ganhando níveis de ansiedade indesejáveis.

Apesar de ser muito teimoso e difícil de treinar, constitui um excelente cão de família, suportando, ao contrário de muitos cães pequenos, algumas das traquinices dos mais novos, sem nunca se mostrar agressivo. O seu pequeno porte faz dele um bom cão de apartamento, apesar de ser fundamental proporcionar-lhe actividade física.

Uma característica especial desta raça é a forma como se manifesta, emitindo um...

Saúde DO PUG

Os problemas oculares e respiratórios são bastante comuns nesta raça. O seu focinho achatado faz com que as vias respiratórias sejam estreitas, podendo causar-lhe falta de ar, especialmente nos dias mais quentes. Tanto o excesso de calor como o excesso de frio podem causar-lhe sérios danos, pelo que se deve evitar que fique exposto a climas extremos.

A sua dieta deve ser bem controlada, uma vez que facilmente ficam obesos. O seu apetite não tem limites e terão que ser os donos a estabelecê-los. É também importante que façam longas caminhadas, para que se mantenham saudáveis e felizes.

As rugas no focinho devem estar sempre limpas e secas, para que se evite, por um lado, os problemas de pele, e por outro, o aparecimento de úlceras nos olhos, os quais, por serem...

Aparência Física do Pug

Silhueta Pug

Características DO PUG

Curiosidades

Curiosidades

Após se ter casado com Alexandre de Beauharnais, com quem teve dois filhos, Josefina viu o seu marido ser preso no seguimento da Revolução Francesa. Ela própria acabaria também por ser presa, recorrendo ao seu Pug, chamado Fortune, para enviar mensagens ao marido, escondendo-as na coleira. Alexandre acabaria morto na guilhotina na Praça da Revolução mas Josefina foi libertada após o fim do “período do terror”, tendo acabado por se casar com Napoleão Bonaparte, tornando-se Imperatriz de França.

Na noite do casamento, Napoleão recusou partilhar a sua cama com Fortune mas, chocando com a intransigência de Josefina que se fazia acompanhar pelo seu Pug para todo o lado, foi obrigado a ceder. A relação entre Fortune e Napoleão foi sempre conflituosa e tudo o que o Imperador queria era vê-lo à distância.

Outras raças