Border Collie

Ficha Técnica

História do Border Collie

O imbatível pastor raiano

Desde há muitos anos que o Border Collie é o cão pastor mais popular do Reino Unido. Apesar de não haver uma total clareza sobre os seus antepassados, existem documentos escritos que apontam para que esta raça exista desde o século XVIII, sendo o resultado do cruzamento entre diferentes cães pastor da Grã-Bretanha, cada um dos quais mais apto para trabalhar no terreno característico da sua região.

Entre estes antigos cães pastor, destaca-se os Welsh Sheepdogs, os Northern Sheepdogs, os Highland Collies e os Scotch Collies. O nome Border Collie reflecte bem a origem geográfica da raça. Se, por um lado, “Border” significa fronteira em inglês, apontando para que esta raça tenha sido desenvolvida por pastores nas regiões fronteiriças entre a Inglaterra e a Escócia, por outro lado a palavra “Collie”,...

Temperamento do Border Collie

Um génio diligente

Considerada a raça mais inteligente do mundo, com uma memória impressionante, o Border Collie tem um potencial para ser treinado inultrapassável, sendo alerta, enérgico, altamente proactivo e perspicaz, apesar de ser também independente e obstinado.

Tudo isto torna-o numa raça exigente, uma vez que tem uma enorme necessidade de participar em actividades, entre as quais aquela que é a sua primordial – pastorear. Estas características da raça fazem com que não seja a ideal para viver num apartamento.

Caso não tenha o grau de estimulação necessário, irá desenvolver comportamentos indesejados, tais como o de ladrar, de escavar, de perseguir carros ou de pastorear os membros da casa. Por isso, é imperativo que o seu dono seja bastante activo.

Esta é uma raça perfeita para viver em quintas e, por outro lado, não é...

Saúde do Border Collie

Esta é uma raça genericamente saudável, contudo, como acontece com qualquer outra raça, existem alguns problemas que podem surgir. No entanto, a probabilidade destes problemas surgirem em exemplares oriundos de bons criadores é bastante baixa.

São seis os problemas de saúde que mais frequentemente podem afectar o Border Collie:

1º – O primeiro é a displasia da anca, que se caracteriza por um mau encaixe do osso do fémur na articulação da anca, causando, de forma cada vez mais significativa à medida que o tempo vai passando, dor e dificuldade de locomoção. A displasia da anca é uma patologia de cariz hereditário.

2º – O segundo problema também é de foro ortopédico e designa-se por osteocondrose dissecante. Esta é originada por um crescimento inadequado da cartilagem nas articulações, que, geralmente, ocorre nos cotovelos, podendo também ocorrer nos ombros. Esta condição causa dor e impossibilita o cão de conseguir dobrar o cotovelo, dificultando muito significativamente a sua locomoção.  

3º – A epilepsia é outro problema de saúde que, por vezes, atinge alguns exemplares de Border Collie. Esta patologia neurológica pode causar convulsões leves ou graves. Felizmente, esta é uma condição que, nos nossos tempos, pode ser bem gerida ao longo da vida do cão, desde que seja acompanhado por um veterinário.

4º – Os dois próximos problemas são de foro oftalmológico. O primeiro é a Atrofia Progressiva da Retina, que se caracteriza pela deterioração gradual da retina, podendo, nos casos mais graves, levar à total perda de visão. Se o ambiente à sua volta permanecer o mesmo, muitos cães afectados por esta doença conseguem adaptar-se de forma positiva.

5º – O segundo problema de foro oftalmológico é a Anomalia do Olho do Collie (AOC). Esta anomalia, que tem um cariz hereditário, causa alterações no olho que podem levar à cegueira. Estas alterações devem-se a um desenvolvimento incompleto de uma membrana fina com muitos vasos sanguíneos chamada coroide, que é responsável pelo abastecimento da retina com nutrientes e oxigénio.   

6º – O sexto e último problema são as alergias. Existem três tipos de alergias que podem afectar os cães. As alergias alimentares, que se tratam com a supressão de determinados alimentos na dieta. As alergias de contacto, causadas pelo contacto com tecidos, champós, relva, entre tantas outras coisas, devendo, por isso, ser evitado. E as alergias respiratórias, causadas por alérgenos que andam pelo ar, designadamente pelo pólen, pela poeira e pelo mofo, o que exige um controlo do ambiente onde se circula.  

Interessa, ainda, referir que o Border Collie larga bastante pêlo, pelo que é importante ser frequentemente escovado para manter a sua pelagem limpa e para remover os pêlos mortos.

Aparência Física do Border Collie

Silhueta Border Collie

Características

Curiosidades

Curiosidades

Um cão da raça Border Collie, chamado Chaser, foi capaz de identificar 1022 brinquedos pelo seu nome, apanhando-os e trazendo-os ao seu dono, o psicólogo Dr. John W. Pilley. Chaser é o animal não-humano com a maior capacidade de memória alguma vez testada.

Outras raças