Samoiedo

Ficha Técnica

História do Samoiedo

O afável pastor do Ártico

Esta é uma raça milenar. Originária da Sibéria, foi criada pelas tribos nómadas samoyed. Estas tribos mantiveram sempre uma relação muito forte com os seus cães, treinando-os sem recurso a métodos aversivos e partilhando com eles os seus alimentos e as suas próprias casas (conhecidas como chooms). Muitas vezes chegavam até a partilhar a mesma cama, uma vez que estes cães podiam servir como um verdadeiro aquecedor.

Os samoyed tinham cães com diferentes colorações na zona mais a sul da Sibéria, que serviam para pastorear renas, e tinham cães brancos na zona mais a norte, que eram conhecidos por serem mais amigáveis e que serviam não só para o pastoreio de renas, como para a caça e para a tracção de trenós. A estes últimos os samoyed chamavam...

Temperamento do Samoiedo

Tão afável, quanto independente

Um dos aspectos fundamentais que as tribos samoyed privilegiavam na sua criação era a amabilidade, uma vez que os seus cães eram vistos como membros da família, chegando mesmo a dormir com os seus donos nas noites gélidas da Sibéria. Esta ligação com a família faz com que o Samoiedo não aceite ficar isolado, desenvolvendo comportamentos destrutivos (como roer ou escavar) no caso de ser confrontado com essa situação.

Podemos destacar cinco características positivas do Samoiedo: inteligente; afectuoso; calmo; sociável; e confiante. Relativamente à primeira, a inteligência aliada à resistência faz com que, ainda hoje, o Samoiedo acompanhe exploradores nas suas incursões pelo Ártico e pelo Antártico. Por outro lado, o carácter independente leva a que, apesar da sua inteligência, o Samoiedo não seja fácil de treinar, mostrando...

Saúde do Samoiedo

Em termos gerais, o Samoiedo é uma raça saudável, no entanto existem algumas doenças que o podem afectar. Desde logo, destacamos um problema hereditário que tem implicações ao nível dos rins. Este problema é causado por um defeito genético do cromossoma X, afectando essencialmente os machos, já que as fêmeas têm dois cromossomas X, o que suaviza o seu impacto.

Também podem ocorrer problemas oftalmológicos, designadamente o glaucoma e as cataratas. Relativamente ao primeiro, caracteriza-se por um aumento da pressão intraocular, podendo levar à perda de visão. Relativamente ao segundo, que pode igualmente levar à cegueira, ocorre quando a lente natural do olho, designada por cristalino, perde a transparência e se torna opaca, prejudicando a passagem da luz.

A displasia da anca também pode afectar o Samoiedo. Esta doença...

Aparência Física do Samoiedo

Samoiedo

Características do Samoiedo

Curiosidades

Curiosidades

A pronúncia correcta para o nome desta raça é ”sammy-yed”, e não samoy-yed (ou samoy-yedo). Isto acontece porque na língua nativa das tribos que a criaram não existe o som “oy”. É por isso que os fãs do Samoiedo lhe chamam, carinhosamente, “sammy”.  

Assim, se ouvirmos a famosa expressão “sorriso de sammy”, já sabemos de onde vem. Esta expressão surge da combinação entre a forma e a posição dos seus olhos com os cantos da sua boca ligeiramente curvados para cima. Não surpreende, por isso, que muitas pessoas se refiram ao Samoiedo como o “cão que ri”.

Outras raças