Caniche

Ficha Técnica

História do caniche

Uma raça com dupla nacionalidade

A origem desta raça é motivo de acesa discussão entre franceses e alemães, reivindicando cada um a sua criação. Na ficha técnica da raça, apresentamos a França como o país de origem, respeitando a consideração que é feita pela Federação Cinológica Internacional.

De facto, os ascendentes do Caniche, também conhecido como Poodle (nome derivado de um termo germânico que significava “saltar para a água”), residiam na Alemanha, tendo sido utilizados como cão de água. A tosquia que estamos habituados a ver nesta raça deriva do corte que era feito aos seus ancestrais, pensado para reduzir a resistência oferecida pela água, facilitando os seus movimentos e permitindo-lhes nadar mais rápido. Não por acaso, este corte conserva um volume grande de pêlo no peito, para proteger os órgãos vitais...

Temperamento do caniche

Tão inteligentes como sensíveis

Segundo a listagem feita por Stanley Coren, reconhecido escritor e psicólogo norte-americano, o Caniche é a segunda raça mais inteligente do mundo (o Border Collie ocupa a primeira posição). Sendo muito sensíveis ao tom de voz das pessoas e, muito particularmente, do dono, é uma raça muito fácil de treinar, capaz de aprender truques que deixam qualquer pessoa impressionada.

Os Caniches são muito meigos e leais para com a sua família, sendo muito apegados ao dono, que seguem para todo o lado. Por esta razão reagem especialmente mal à solidão, podendo adoptar comportamentos pouco recomendáveis.

Sendo cães reservados, encarando as pessoas que lhes são alheias com desconfiança, podem constituir um bom cão de alarme, no entanto podem também ladrar em demasia, irritando todos aqueles que estão...

Saúde do caniche

A popularidade que esta raça alcançou a meio do século passado levou a que muitos criadores, mais preocupados com o dinheiro do que com a qualidade dos seus exemplares, fizessem cruzamentos indiscriminados, criando exemplares (essencialmente Miniatura e Toy) com desvios temperamentais graves, que apresentavam comportamentos imprevisíveis e, até, agressivos. No entanto, os criadores responsáveis dão garantias de que as suas ninhadas são saudáveis e que não apresentam estes distúrbios. Como acontece com todas as raças, é muito importante estudar atentamente o criador a quem se pretende adquirir um exemplar.

Os principais problemas de saúde que esta raça apresenta são as cataratas, as alergias, as diabetes, a epilepsia, a cegueira hereditária e a halitose (mau hálito provocado por doenças periodontais).

Uma vez que se trata de uma raça muitíssimo inteligente...

Aparência Física do caniche

Silhueta Caniche

Características do caniche

Curiosidades

Curiosidades

Boye era o nome de um Caniche branco que viveu durante a Guerra Civil inglesa, no século XVII, e que ficou célebre por ter ajudado o Príncipe Rupert, sobrinho do Rei Charles I de Inglaterra e Comandante da cavalaria real, a vencer várias batalhas.

Boye foi oferecido ao Príncipe Rupert quando este se encontrava preso na fortaleza de Linz, durante a Guerra dos Trinta Anos, pelo embaixador inglês em Viena, o conde de Arundel, que considerou que uma companhia canina poderia ajudá-lo a enfrentar melhor aquela situação de encarceramento.

Durante a Guerra Civil inglesa, que opôs o Rei Charles I e seus apoiantes aos parlamentaristas, liderados por Cromwell, o Príncipe Rupert liderou de forma notável a cavalaria real, vencendo várias batalhas. O facto de Rupert se fazer sempre acompanhar por Boye levou à criação de muitas lendas e mitos à volta deste cão, que diziam que tinha poderes mágicos e que praticava actos de bruxaria.

Durante a batalha de Marston Moor, em 1644, após se ter libertado das amarras que o prendiam num local seguro para correr atrás do Príncipe, Boye acabaria por ser morto.

A cena da sua morte foi representada em xilogravuras (gravuras em madeira), onde aparece de cabeça para baixo. A fama deste caniche estendeu-se para além das fronteiras da Europa, ao ponto do Sultão otomano Murad IV ter pedido aos seus embaixadores para tentarem encontrar um cão igual.

Outras raças