Whippet

Ficha Técnica

História

O Greyhound dos pobres

Durante o século XIX, a perseguição às lebres era um desporto muito popular, principalmente no norte de Inglaterra. Os terriers, peritos em perseguições, foram então cruzados com pequenos Greyhounds (há quem defenda que o Galgo Italiano também fez parte deste processo), dando origem ao Whippet, uma das raças mais rápidas do mundo, capaz de alcançar 60 Km/h e de vencer o Greyhound (a raça mais rápida do mundo) em curtas distâncias.

O Whippet, cujo nome deriva do termo inglês “whip it”, que significa “chicoteá-lo”, numa alusão ao acto dos cavaleiros chicotearem os seus cavalos para que estes se movam mais rapidamente, era, nesta altura, denominado de Snap-dog. Este termo, dificilmente traduzível mas que significa qualquer coisa como “cão-estalo”, inspirava-se na forma como...

Temperamento

Um sprinter tranquilo

Com um temperamento afectuoso e calmo, o Whippet é extremamente ligado à sua família, chegando a ser dependente e sofrendo, mais facilmente que muitas outras raças, de ansiedade de separação. Dado o facto de ser muito sociável, tanto com pessoas como com outros animais, gosta de estar sempre acompanhado, pelo que, para quem queira ter um Whippet mas não pode estar sempre em casa, será aconselhável ter dois cães para que façam companhia um ao outro.

Esta raça tem um excelente relacionamento com crianças, o que não significa que este convívio não deva ser supervisionado, uma vez que as traquinices dos mais novos podem afectar a sensibilidade deste pequeno galgo.

O seu porte, a sua delicadeza, o facto de ser um cão asseado – o que leva muitos a...

Saúde

Aparência Física

Silhueta Whippet

Características

Curiosidades

Curiosidades

Uma mutação genética que ocorre apenas nos Whippets pode torná-los exageradamente musculados. Os exemplares que sofrem desta mutação são conhecidos como bully Whippets, que significa algo como Whippets brutamontes.

Em 2007, um bully Whippet chamado Wendy atraiu a atenção da comunicação social pelo tamanho dos seus músculos, levando a que muitos o considerassem como o cão mais forte do mundo. Rapidamente surgiram rumores que apontavam para a hipótese de terem sido dados esteróides a Wendy. Contudo, o que este cão tinha era uma composição genética ligeiramente diferente em relação aos outros exemplares da sua raça.

Outras raças