Cocker Spaniel Inglês

Ficha Técnica

História

Um caçador inglês com sangue espanhol

Os antepassados desta raça foram utlizados na falcoaria em Espanha, tendo sido levados para Inglaterra e vendidos ou oferecidos aos aristocratas locais, que os baptizaram de spaniel, que deriva da palavra do francês arcaico espaigneul, que significa espanhol. Inicialmente, durante o século XVI, os ingleses, consoante a aptidão que cada cão demonstrava, dividiram-nos entre os que actuavam em terra e os que o faziam na água.

Já no século XIX, dividiram-se os spaniels terrestres em dois grupos: os starters, cuja função era levantar a caça, e os cockers, geralmente mais pequenos, cuja função era levantar e recuperar galinholas. Ora, a palavra inglesa para galinhola é woodcock, razão pela qual o Cocker foi baptizado com este nome.

Com o passar dos anos, os spaniels foram-se apurando consoante as suas habilidades...

Temperamento

Uma raça gentil e particularmente sensível

Afectuoso e dócil, o Cocker Spaniel Inglês é conhecido por ser um cão gentil, obediente e inteligente, sendo, por isso, um cão relativamente fácil de se treinar. Contudo, por ser carente e necessitar de muita atenção, sofre especialmente de problemas de ansiedade relacionados com a separação, não podendo ficar muito tempo sozinho sob o risco de destruir a mobília de casa, ladrar ininterruptamente e fazer as necessidades onde não deve.

Caso tenha a devida atenção, esta raça activa mostra-se bastante sociável e receptível com as visitas, fazendo questão de ladrar inicialmente para fazer notar a sua presença.

Saúde

A atrofia progressiva da retina, a displasia da anca, as cataratas e as infecções auditivas são as doenças que surgem com maior regularidade nesta raça. No que respeita às questões auditivas, deve-se limpar regularmente as suas orelhas, uma vez que o seu comprimento faz com que estejam em contacto com o solo, sujando-se mais facilmente. O pavilhão auricular deve também ser limpo, por forma a prevenir-se o surgimento de otites.

A pelagem deve merecer uma especial atenção, aparando-se o excesso de pêlo no interior das orelhas e à volta dos pés.

Esta raça necessita de fazer exercício físico diariamente, para que se mantenha alegre e equilibrada.

Aparência Física

Silhueta Cocker Spaniel Inglês

Características

Curiosidades

Curiosidades

Virginia Woolf escreveu um livro intitulado “Flush: A Biography”, que se trata de uma biografia imaginária de um Cocker chamado Flush, que interpreta a vida urbana que o rodeia, servindo como uma crítica feroz aos métodos artificias e inaturais da vida na cidade.

Outras raças