Border Collie
Ficha Técnica
- Grupo: 1 – Pastores e boieiros (excepto boieiros suíços)
- Secção do grupo: 1 – Cães pastores
- País de origem: Grã-Bretanha
- Data de origem: Séc. XVIII
- Primeira utilidade: Pastoreio de ovelhas e gado, em geral
- Peso aproximado: 14-21 Kg
- Altura aproximada: 48-54 cm
- Cores: Tricolor (preto, bege e branco) | Preto e branco | Vermelho | Azul melro | Limão e branco | Castanho | Preto
- Esperança média de vida: 13 anos







História do Border Collie
O pastor da fronteira
Desde há muitos anos que o Border Collie é o cão pastor mais popular no Reino Unido. Documentos escritos apontam para que esta raça exista desde o século XVIII. “Border”, que significa fronteira, advém do facto de esta raça ter sido desenvolvida por pastores na fronteira entre Inglaterra e a Escócia.
Os antepassados do Border Collie não são claros. Uns defendem que descende do cruzamento de cães locais condutores de gado com spaniels, outros defendem que a raiz da raça está nos cães pastor da região da antiga Pérsia (actual Irão). Mas a teoria mais conhecida aponta para que esta raça descenda do Old Hemp, um cão que viveu no século XIX e que tinha uma forma muito especial de pastorear, que assentava em olhar... fixamente para as ovelhas, por forma a conduzi-las na direcção correcta.
É precisamente este o estilo de pastoreio do Border Collie, conhecido pelo seu olhar hipnotizador que, sem ser (normalmente) necessário ladrar ou mordiscar, convence as ovelhas a manterem-se juntas. Os pastores britânicos desenvolveram um conjunto de códigos de comando, exercidos através de apitos, para que os seus Borders executem aquilo que pretendem, como levar o rebanho para um determinado sítio ou para o manter onde está.
As virtudes do Border Collie como cão pastor são admiradas em toda a parte mas a sua facilidade em aprender aliada à sua destreza física leveram-no também a destacar-se em competições desportivas, designadamente no Agility.
Temperamento do Border Collie
Um génio diligente
Considerada a raça mais inteligente do mundo, com uma memória impressionante, o Border Collie é muito fácil de treinar.
Contudo, não é a raça ideal para um apartamento pois tem muita energia e uma necessidade muito grande de desenvolver actividades, nomeadamente de pastorear. Caso não seja estimulado, tentará pastorear os membros da casa, pelo que é imperativo que o seu dono seja bastante activo. Esta é uma raça perfeita para viver em quintas e inadequada para viver sob a rotina urbana.
A aversão ao sedentarismo e a vontade de trabalhar têm-no levado a ser usado na indústria cinematográfica e publicitária.
Necessitando especialmente de ser tratado com sensibilidade, o Border Collie é afectuoso e leal, estando sempre pronto a seguir o dono para qualquer aventura. Se for correctamente ... rel="noopener">socializado com outros cães, irá desenvolver uma boa relação com eles.
Pode desempenhar o papel de cão de guarda, uma vez que dá o alerta perante a presença de estranhos, defendendo, caso seja necessário, a sua casa.
Saúde do Border Collie
Considerada uma raça saudável, alguns exemplares sofrem de displasia da anca. Embora não seja comum, a surdez, as alergias e alguns problemas de visão poderão também afectá-la.
Uma vez que que largam bastante pêlo, é importante escová-los frequentemente para manter a pelagem limpa e remover os pêlos mortos.
Aparência Física do Border Collie
- Olhos grandes e afastados
- Focinho forte, afinando ligeiramente em direcção ao nariz
- Crina bem visível
- Membros dianteiros direitos e de boa ossatura
- Cauda mantém-se baixa, mas com uma espiral ascendente na ponta
- Patas ovais, dedos arqueados e almofadas sólidas

