Border Collie

Ficha Técnica

História

O pastor da fronteira

Desde há muitos anos que o Border Collie é o cão pastor mais popular no Reino Unido. Documentos escritos apontam para que esta raça exista desde o século XVIII. “Border”, que significa fronteira, advém do facto de esta raça ter sido desenvolvida por pastores na fronteira entre Inglaterra e a Escócia.

Os antepassados do Border Collie não são claros. Uns defendem que descende do cruzamento de cães locais condutores de gado com spaniels, outros defendem que a raiz da raça está nos cães pastor da região da antiga Pérsia (actual Irão). Mas a teoria mais conhecida aponta para que esta raça descenda do Old Hemp, um cão que viveu no século XIX e que tinha uma forma muito especial de pastorear, que assentava em olhar fixamente para as...

Temperamento

Um génio diligente

Considerada a raça mais inteligente do mundo, com uma memória impressionante, o Border Collie é muito fácil de treinar.

Contudo, não é a raça ideal para um apartamento pois tem muita energia e uma necessidade muito grande de desenvolver actividades, nomeadamente de pastorear. Caso não seja estimulado, tentará pastorear os membros da casa, pelo que é imperativo que o seu dono seja bastante activo. Esta é uma raça perfeita para viver em quintas e inadequada para viver sob a rotina urbana.

A aversão ao sedentarismo e a vontade de trabalhar têm-no levado a ser usado na indústria cinematográfica e publicitária.

Necessitando especialmente de ser tratado com sensibilidade, o Border Collie é afectuoso e leal, estando sempre pronto a seguir o dono para qualquer aventura. Se for correctamente ...

Saúde

Considerada uma raça saudável, alguns exemplares sofrem de displasia da anca. Embora não seja comum, a surdez, as alergias e alguns problemas de visão poderão também afectá-la.

Uma vez que que largam bastante pêlo, é importante escová-los frequentemente para manter a pelagem limpa e remover os pêlos mortos.

Aparência Física

Silhueta Border Collie

Características

Curiosidades

Curiosidades

Um cão da raça Border Collie, chamado Chaser, foi capaz de identificar 1022 brinquedos pelo seu nome, apanhando-os e trazendo-os ao seu dono, o psicólogo Dr. John W. Pilley. Chaser é o animal não-humano com a maior capacidade de memória alguma vez testada.

Outras raças