Pastor Australiano

Ficha Técnica

História

Um cão do mundo

Ao contrário do que o nome da raça indica, a sua origem é estado-unidense. Também conhecido por “Aussie”, o Pastor Australiano foi desenvolvido como cão pastor nos Estados Unidos da América, durante o século XIX.

Contudo, os ancestrais desta raça são bascos, tendo sido desenvolvidos, há muito tempo, na região dos Pirenéus como cães pastor. Podemos, então, considerar que o Pastor dos Pirenéus é o ascendente do Pastor Australiano.

No século XIX, muitos pastores bascos emigraram para a Austrália acompanhados pelos seus cães. Esta ilha virgem e gigante era uma terra ideal para o pastoreio de ovelhas e os pastores bascos puderam tirar o melhor partido dos seus companheiros de quatro patas. Para tornar os seus cães cada vez melhores a nível funcional, estes pastores cruzaram-nos com cães que...

Temperamento

Sempre preparado

O Pastor Australiano é um cão de trabalho. Isto significa que precisa de muito estímulo físico e psicológico, pelo que se tiver um dono sedentário será um cão muito infeliz e stressado, dedicando-se, para fugir ao tédio, a destruir o que está à sua volta ou a pastorear o resto da família. Aliás, esta raça tem um impulso muito forte para pastorear tudo, desde pessoas até outros cães.

Por outro lado, um Pastor Australiano integrado numa família activa e que lhe dedique atenção, será um companheiro espectacular. A sua energia abundante exige que pratique exercício diariamente, sendo também importante que lhe sejam ensinados diferentes comandos para que desenvolva o seu enorme potencial cognitivo.

A grande inteligência e capacidade de aprender do Pastor Australiano fazem com que se saia muito...

Saúde

A displasia coxofemoral é um dos principais problemas de saúde que podem afectar o Pastor Australiano. Esta é causada por uma má formação da articulação do quadril, levando a que os ossos não deslizem suavemente entre si e tenham algum atrito, o que provoca uma dor muito forte. No longo prazo, a displasia pode levar à paraplegia.

Um problema parecido com a displasia que também pode acontecer é a osteocondrose, que ocorre normalmente no ombro dos cães mas que, também, pode ocorrer noutras articulações, designadamente no cotovelo, no punho e no joelho. Tanto a displasia coxofemoral como a osteocondrose têm o mesmo tipo de causas, de entre as quais se destaca a genética e a obesidade.

Outros problemas de saúde que podem surgir relacionam-se com os olhos, que são precisamente um dos aspectos que mais chamam a atenção desta raça, pelo facto de se encontrarem muitos exemplares com heterocromia (um olho de cada cor). São, essencialmente, dois os problemas: Anomalia do Olho de Collie (CEA); e Cataratas.

Relativamente ao primeiro, que foi herdado do Border Collie, afecta o desenvolvimento da coróide (tecido localizado abaixo dos olhos), dificultando a oxigenação da retina e, por consequência, podendo levar, nos casos mais graves, à cegueira. Sendo uma doença genética e que apenas é identificada quando o cão já apresenta dificuldades de visão, não existe forma de ser tratada, pelo que é fundamental que os cães portadores do gene que causa esta patologia não se reproduzam.

Relativamente ao segundo, caracteriza-se pela morte das células que se localizam na região do cristalino (lente do olho), as quais têm a função de converter a luz captada numa imagem. A morte destas células leva a um aumento da dificuldade em captar a luz, o que, se não for travado, levará à cegueira. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a probabilidade de se conseguir curar.

Finalmente, interessa, ainda, referir que a bela pelagem do Pastor Australiano deve ser escovada semanalmente para se retirar o pêlo morto e para se manter a saúde da pele.

Aparência Física

Características

Curiosidades

Curiosidades

Após a Segunda Guerra Mundial, a popularidade do Pastor Australiano cresceu de forma muito significativa, graças à cultura western que levou esta raça aos ecrãs de todo o mundo. Era comum estes cães acompanharem os cowboys e, ainda hoje, participam em rodeos e em outros espectáculos onde os cavalos são protagonistas.

Outras raças