Galgo Afegão

Ficha Técnica

História

O caçador das montanhas

O Galgo Afegão é uma raça muito antiga, cujas origens rementem-nos para um passado remoto. Nas cavernas do Norte do Afeganistão encontram-se desenhos dos antepassados deste galgo, que também são retractados em papiros egípcios com mais de 7000 anos. Os ancestrais do Galgo Afegão viviam em matilhas que coabitavam com os humanos, especialmente na zona onde hoje é o Afeganistão. Terão, muito provavelmente, chegado a este país da Ásia Central vindos do Médio Oriente.

De há muito tempo para cá, as populações locais têm apurado e usado os galgos para a caça, tornando-os capazes de caçar vários animais, desde coelhos até pequenos felinos, graças à sua excelente visão, velocidade excepcional e tenacidade. O seu prestígio e popularidade eram especialmente elevados porque no território sinuoso do Afeganistão, caracterizado por...

Temperamento

Aristocrata na aparência e no feitio

Com o seu longo manto de seda, porte atlético e uma expressão altiva e oriental, o Galgo Afegão chama a atenção de qualquer pessoa que com ele se cruze. Quando caminha, parece que desfila perante uma multidão que o admira, como se fosse um grande senhor, quando corre, nenhuma outra raça se lhe compara em termos de beleza e de graciosidade.

Não obstante ser uma raça que suporta bem o calor, assim como o frio e a chuva, mostrando-se muito resiliente perante os climas mais adversos, tem uma sensibilidade muito aguçada, não lidando bem com a rispidez. Geralmente, tem uma boa relação com outros cães, sendo, assim, fácil de socializar.

Quando estão em casa, os Galgos Afegãos mostram-se bastante calmos e serenos. Mas, quando estão no exterior, adoram correr,...

Saúde

O Galgo Afegão é geralmente saudável, mas, como acontece com qualquer outra raça, existem algumas doenças que o podem afectar.

A displasia da anca, que se relaciona com um desenvolvimento anormal da cabeça do fémur e/ou do acetábulo, e a displasia do cotovelo, que por sua vez se relaciona com um desenvolvimento anormal da articulação do cotovelo, são malformações que afectam normalmente raças de grande porte e que podem afectar o Galgo Afegão.

O cancro também pode surgir nesta raça. Normalmente, os sintomas incluem um inchaço anormal, feridas que não cicatrizam, dificuldades em respirar ou em defecar, entre outros.

Outra doença a que é preciso estar atento é o hipotireoidismo, que se caracteriza por um distúrbio da glândula da tireóide. Os sintomas incluem infecções de ouvido crónicas, infecções bacterianas da...

Aparência Física

Silhueta Galgo Afegão

Características

Curiosidades

Curiosidades

Uma equipa de 45 cientistas liderada pelo veterinário e investigador sul-coreano, Hwang Woo-suk, clonou o primeiro cão da História, em Abril de 2005. Este cão, a que deram o nome de Snuppy, era precisamente um Galgo Afegão.

Outras raças