Old English Sheepdog

Ficha Técnica

História

Companheiro de duques e de pastores

Nos inícios do século XVIII, um famoso naturalista, matemático e escritor francês, Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon, descreveu trinta e sete tipos de cães, incluindo o cão pastor, ascendente do Old English Sheepdog. Já mais para o final deste século, em 1771, num quadro pintado por Thomas Gainsborough, o terceiro duque de Buccleuch, Henry Scott, é retratado juntamente com um cão muito semelhante ao Sheepdog.

Embora sejam formuladas três teorias diferentes acerca da origem desta raça, há uma que reúne o consenso da maior parte dos historiadores. Esta aponta para que o seu desenvolvimento tenha partido dos cães pastores continentais, principalmente do Pastor de Brie (França), também conhecido como Briard, mas também do Pastor Bergamasco (Itália) e do Owtchar (Rússia), que se sabe ter chegado às ilhas britânicas...

Temperamento

O protector dos mais novos

Com um ladrar muito próprio, o inteligente e afectuoso Old English Sheepdog é uma raça fiel, dócil e com um instinto protector muito desenvolvido relativamente à sua família, especialmente para com as crianças, levando a que muitos nos EUA o chamem de nanny dog, expressão que significa “babysitter canino”. Embora seja paciente, dócil e preocupado com as crianças, o Bobtail poderá agir como um autêntico cão pastor, procurando reunir as crianças e até os adultos que estejam dispersos num quintal ou num qualquer espaço ao ar livre. Esta característica pode tornar-se num aborrecimento para os que o rodeiam, pelo que é importante educá-lo desde pequeno a controlar os seus instintos de pastoreio.

Com um temperamento estável e amigável, o Bobtail não é difícil de treinar, mas, ainda assim,...

Saúde

Os principais problemas do Bobtail são a displasia coxofemoral e o “Síndrome de Wobbler” (também conhecido como espôndilomielopatia cervica). Relativamente a este último, que afecta a região cervical dos cães de grande porte, é um problema originado por uma disfunção neurológica, que pode estar relacionada com questões genéticas, de nutrição ou de crescimento. Gera uma grande instabilidade vertebral nos cães, causando-lhes muitas dores e dificuldades no andar.

Para o bem da sua saúde física e mental é fundamental que lhe seja proporcionado exercício físico regularmente.

Os cuidados com a pelagem são exigentes. Devem ser escovados frequentemente para evitar que os pêlos se entrelacem, principalmente na região das orelhas e dos olhos.

Aparência Física

Silhueta Old English Sheepdog

Características

Curiosidades

Curiosidades

A famosa marca de tintas inglesa Dulux utiliza, desde os anos sessenta, o Old English Sheepdog para os seus anúncios publicitários, o que contribuiu para a expansão da marca e da própria raça, levando, até, a que muitas pessoas no Reino Unido se refiram aos seus exemplares como “Dulux dogs”.

Outras raças