Setter Irlandês

Ficha Técnica

História

De magnífico caçador a supermodelo

A primeira raça de setters irlandeses a ser criada foi a de pêlo vermelho e branco (Setter Irlandês Vermelho e Branco), desenvolvida através do cruzamento entre perdigueiros ibéricos, spaniels e antigos setters escoceses. A raça que hoje conhecemos como Setter Irlandês (de pêlo vermelho) foi criada a partir do século XVIII, através, precisamente, do Setter Irlandês Vermelho e Branco.

O facto de ter ascendentes spaniels levou a que o Setter Irlandês fosse, em tempos, conhecido como “Spaniel Ruivo”.

Muito popular na sua terra-natal, o nome original do Setter Irlandês, proveniente do gaélico (idioma celta), é Modder Rhu, que significa Cão Ruivo. Este cão encantador acompanhou (e ainda continua a acompanhar) os caçadores irlandeses na caça às aves, tendo a capacidade de as recuperar (trazer a peça à mão). Antigamente,...

Temperamento

Tão meigo quanto enérgico

O meigo e inteligente Setter Irlandês é um cão muito ligado à sua família e com uma energia inesgotável, levando-o a ser inquieto e, por vezes, nervoso. Esta energia que o acompanha durante toda a vida torna-o numa má escolha para quem vive em casas pequenas. De facto, por ter sido desenvolvido para a caça, o Setter Irlandês precisa de muito estímulo físico e psicológico, caso contrário poderá adoptar comportamentos destrutivos, roendo mobílias e saltando por cima dos sofás.

Por outro lado, deixá-lo sozinho num jardim, por maior que seja, também não é a melhor solução. A companhia humana é muito importante para ele e, na ausência dos seus donos, poderá ficar deprimido e sofrer de ansiedade de separação. A sua personalidade extrovertida e alegre faz com que...

Saúde

Sendo uma raça relativamente saudável, existem algumas doenças genéticas que a podem afectar, nomeadamente a displasia coxofemoral, a torção gástrica (síndrome da dilatação vólvulo-gástrica), a epilepsia e a atrofia progressiva da retina.

Outros problemas menos graves que podem ocorrer são as alergias e as otites. Relativamente a estas últimas, convém, por razões de prevenção, inspeccionar regularmente os ouvidos do cão.

O seu pêlo deverá ser escovado regularmente, idealmente a cada dois ou três dias.

Aparência Física

Silhueta Setter Irlandes

Características

Curiosidades

Curiosidades

Harry Truman, Presidente dos Estados Unidos entre 1945 e 1953, apaixonou-se por esta raça, tendo tido um exemplar chamado Mike. Posteriormente, foi a vez de Richard Nixon, Presidente dos Estados Unidos entre 1969 e 1974, se apaixonar pelo Setter Irlandês, tendo baptizado o seu cão com o nome King Timahoe.

Outras raças