Boxer
Ficha Técnica
- Grupo: 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suíços
- Secção do grupo: 2.1 - Molossóides
- País de origem: Alemanha
- Data de origem: Séc. XIX
- Primeira utilidade: Primeira utilidade:
- Peso aproximado: 25 - 34 Kg
- Altura aproximada: 53-63 cm
- Cores: Fulvo (de tons diferentes, desde o claro ao vermelho escuro veado, passando pelas tonalidades intermédias| Tigrado
- Esperança média de vida: 11 anos






História do boxer
O pugilista alemão
Existem duas teorias sobre a origem do nome da raça Boxer: uma assenta nas semelhanças que o Boxer tem com um pugilista, que, tanto em inglês como em alemão, se diz “boxer”, uma vez que a forma como este cão investe contra as presas, apoiando-se nas patas traseiras e gesticulando energicamente as patas dianteiras, faz lembrar os movimentos de mãos de um lutador de boxe; a outra teoria defende que o nome desta raça deriva da palavra germânica “boxl”, usada para designar os cães que trabalhavam em matadouros.
O Boxer descende da extinta raça alemã Bullenbeisser, também conhecida como Bulldog Alemão, usada na caça ao javali e ao veado na Alemanha e na Holanda. Graças ao seu focinho recuado, esta raça conseguia respirar ao mesmo tempo... que segurava a presa pelos dentes, esperando que o caçador chegasse.
Ao longo do tempo, o Boxer foi assumindo diferentes funções para além das originais (cão de guarda e de caça), desde cão pastor a artista de circo, passando pelo Bull-baiting (luta entre cães e touros).
A criação de Boxers foi atenuando gradualmente a sua agressividade, tornando-a numa raça cada vez mais apreciada como animal de companhia.
Temperamento do boxer
Sempre pronto para a brincadeira
O companheirismo, a lealdade, a vontade de agradar e o carinho pelas crianças tornam o Boxer numa excelente raça para viver com uma família. Adora estar perto dos seus donos e brincar com eles, nomeadamente com as crianças, com quem se mostra excepcionalmente paciente.
Esta raça tem um amadurecimento tardio, que ocorre geralmente entre os 2 e os 2 anos e meio. Assim sendo, tem um comportamento de cachorro durante mais tempo que a maioria dos cães.
Apesar de ser bastante teimoso, é relativamente fácil de treinar em termos de obediência. Dá-se bem com animais pequenos e até com gatos, se for habituado a conviver com eles desde pequeno. No entanto, com cães do mesmo tamanho ou maiores poderá revelar alguma agressividade, principalmente se forem do mesmo sexo.
A sua... capacidade para estar alerta, desconfiança perante presenças estranhas e coragem para defender o seu lar e a sua família fazem do Boxer um bom cão de guarda. Estas características temperamentais exigem que, para que se torne num cão sociável com pessoas fora do contexto familiar e com outros cães, se aposte numa socialização desde cachorro.
É fundamental proporcionar-lhe bastante exercício físico para que se mantenha saudável e tranquilo dentro de casa.
Saúde do boxer
O Boxer não se dá bem com temperaturas excessivamente baixas ou altas, sendo que a adaptação a climas frios é ainda mais complicada.
A partir dos oito anos, muitos exemplares desta raça são afectados por tumores, alergias e alguns problemas cardíacos. A torção do estômago, a displasia da anca e os problemas oculares podem também verificar-se nesta raça de grande porte.
Os cuidados com a pelagem são poucos, bastando uma escovagem regular para remover o muito pêlo que o Boxer larga durante todo o ano.
Aparência Física do boxer
- Nariz preto e empinado
- A máscara escura, limitada ao focinho, contrasta com a cor da cabeça
- Peito profundo e apoiado por costelas fortes
- Quadris muito musculados
- Coxas largas, curvas e poderosas
- Patas grandes e compactas, com dedos fortes

