Pastor Belga Malinois

Ficha Técnica

História

Um trabalhador por excelência

Criado na região de Malines (de onde deriva o seu nome), situada na província de Antuérpia, o Malinois é um dos quatro pastores belgas existentes, sendo os restantes o Groenendael, o Laekenois e o Tervueren. A FCI (Fédération Cynologique Internationale) considera estes quatro pastores idênticos em termos de morfologia e carácter, diferenciando-os pelas diferentes pelagens, sendo que a do Malinois é curta e lisa.

Na segunda metade do século XIX, existiam no território belga vários cães pastores, levando alguns cinófilos a procurar apurá-los e caracterizá-los. De entre estes cinófilos, destacou-se Adolphe Reul, professor da Escola de Medicina Veterinária de Cureghem. O papel fundamental que teve na criação do Malinois, o mais antigo dos quatro pastores belgas e que serviu de referência para os avaliar, leva a que seja...

Temperamento

Laborioso e incansável

Proactivo, inteligente e vigilante, o Malinois é um cão que está sempre preparado para entrar em acção, seja para guardar rebanhos ou propriedades, para cumprir manobras policias ou militares, entre outras tarefas que possa assumir.

À semelhança do que acontece com a maioria dos cães pastores, o Malinois é, como se costuma dizer, “um cão de um só dono”, adorando, acima de tudo, a sua companhia. O facto ser um cão dotado de grandes capacidades não lhe permite ficar parado muito tempo, não sendo, por isso, o cão ideal para pessoas sedentárias. Para aqueles que têm tempo para estimular regularmente o seu cão física e mentalmente, poderão ver o melhor lado desta raça, capaz de surpreender qualquer um pela sua facilidade em aprender.

Muito atento ao estado emocional do seu dono, este...

Saúde

Pela sua rusticidade, o Malinois é um cão saudável. Ainda assim, pode ser vítima de algumas doenças, designadamente epilepsia, displasia coxofemoral e atrofia progressiva da retina.

No que se refere aos cuidados com a pelagem, basta uma ou duas escovagens por semana, sendo que, nas duas alturas do ano em que ocorre a mudança de pêlo, a escovagem deve ser feita com maior regularidade. O pêlo curto e liso desta raça permiti-lhe adaptar-se bem a climas quentes.

Para promover o equilíbrio físico e mental, o Malinois necessita de praticar bastante exercício e de ser estimulado psicologicamente. Este não é, de todo, um cão para ficar em casa durante o dia, precisando de donos com tempo e com uma vida activa.

Aparência Física do Pastor Belga Malinois

Silhueta Pastor Belga Malinois

Características

Curiosidades

Curiosidades

Por ser uma das raças mais apreciadas pelas forças armadas e policiais do mundo inteiro, assumindo diversas funções como a defesa de bens e pessoas ou a detecção de drogas e explosivos, para além da sua função original de pastoreio, o Malinois é considerado o “Ferrari dos cães”. Não admira, portanto, que esta seja, provavelmente, a raça que mais se destaca nas modalidades e competições caninas.

Outras raças