Dobermann

Ficha Técnica

História

Um guardião de excelência

Karl Friedrich Louis Dobermann foi o criador desta raça, que representa um excelente exemplo dos bem-sucedidos programas de criação de cães desenvolvidos na Alemanha oitocentista. Este cobrador de impostos alemão criou o Dobermann na segunda metade do século XIX, por volta do ano de 1870, com o intuito de ter um companheiro forte, corajoso e leal que o acompanhasse e protegesse na sua difícil profissão, levando as pessoas a respeitarem as suas obrigações fiscais e a manter afastados potenciais ladrões.

Louis Dobermann tinha permissão legal para apanhar cães vadios, o que o poderá ter ajudado a melhor compreender e analisar as características físicas e psicológicas de diferentes tipos de cães. O Dobermann, ou Doberman como é escrito pela maioria das pessoas, é o resultado do cruzamento de diferentes...

Temperamento

O feliz casamento entre a inteligência e a coragem

Considerada uma das raças mais inteligentes do mundo, o Dobermann possui impressionantes características físicas e psíquicas. Tem uma forte personalidade, sendo extremamente leal e devoto para com o seu dono, e um instinto nato de protecção da sua família e território, apresentando todas as características que se exigem num cão de guarda.

Um pouco à imagem do que actualmente acontece com o American Pit Bull Terrier, a reputação desta raça foi posta em causa no decorrer da década de noventa, onde foram produzidos vários filmes que representavam os Dobermanns como criaturas diabólicas. Esta percepção surge de uma completa ignorância e da já mencionada criação irresponsável, assente numa lógica inteiramente virada para o lucro. Esta raça adora estar na companhia dos seus donos e detesta ficar...

Saúde

As doenças cardíacas são o grande problema desta raça, designadamente a cardiomiopatia. O hipotireoidismo, a atrofia progressiva da retina, a torça gástrica e a doença de “Von Willebrand” (deficiência de coagulação sanguínea) são outros problemas que poderão ocorrer.

Esta raça necessita de exercício físico diário para se manter equilibrada física e psicologicamente. Não deve ser exposta a baixas temperaturas, sendo aconselhável que durma dentro de casa.

Os cuidados com a pelagem são poucos.

Aparência Física

Silhueta Dobermann

Características

Curiosidades

Curiosidades

Um pouco por todo o lado espalhou-se o mito de que os alegados comportamentos agressivos dos Dobermanns se deviam à incapacidade da sua caixa craniana alojar o crescimento do cérebro, levando-os a um estado de loucura incontrolável. Esta ideia não tem, contudo, qualquer fundamento.

Outras raças