Pastor Alemão

Ficha Técnica

História

Um orgulho da criação alemã

O historiador romano Tácito, um dos maiores da antiguidade, escreveu sobre “o cão tipo lobo do país à volta do Reno”. Este cão a que Tácito se referiu será, muito provavelmente, o ascendente do Pastor Alemão, bem como dos Pastores Belgas.

Existem duas teorias sobre o passado desta raça. Uma aponta para que alguns lobos tenham sido cruzados com cães domésticos, dando origem a uma raça muito próxima daquela que hoje conhecemos. A outra, bastante mais plausível, aponta para que o Pastor Alemão descenda de cães autóctones das regiões a sul da Alemanha, onde, desde tempos longínquos, as actividades de pastoreio assumiram grande relevância e para as quais eram necessários cães que guardassem e protegessem o gado de potenciais predadores, designadamente do lobo. De facto, existem registos, datados...

Temperamento

O cão dos sete ofícios

No conhecido livro “A inteligência dos cães”, da autoria do escritor e psicólogo norte-americano Stanley Coren, o Pastor Alemão está colocado na terceira posição no ranking das raças mais inteligentes. Considerado como “o cão dos sete ofícios”, o Pastor Alemão pode assumir a função de guarda, de salvamento, de farejador de drogas, de guia para cegos, entre muitas outras, designadamente, claro está, de companhia. De facto, esta é uma das raças mais completas, aliando a inteligência e a grande capacidade de aprendizagem a uma coragem e lealdade inquestionáveis.

O Pastor Alemão tem uma constante vontade de agradar ao dono e gosta de estar sempre próximo da sua família, mostrando-se preparado para a proteger em qualquer situação. Tem uma boa relação com crianças, com quem gosta de brincar. Apesar...

Saúde

Como sucede com muitas das raças de grande porte e com uma caixa torácica profunda, os problemas gastrointestinais, designadamente a torção do estômago, constituem uma grande preocupação. Para diminuir a probabilidade de ocorrência destes problemas, deve-se evitar submeter os cães a um elevado esforço físico após as refeições, assim como evitar que comam muito de uma só vez, separando a ração diária em duas ou três refeições.

A displasia da anca e do cotovelo são outras das doenças que afectam bastante os cães com a morfologia do Pastor Alemão.

As doenças de pele e o surgimento de tumores também podem ocorrer nesta raça. Quanto às primeiras, deve-se procurar dar banho o mínimo de vezes possível para diminuir o risco de surgimento de dermatites e evitar que a pele perca...

Aparência Física

Silhueta Pastor Alemão

Características

Curiosidades

Curiosidades

A capacidade de aprendizagem do Pastor Alemão permitiu-lhe ser a raça escolhida para participar em vários filmes e séries, principalmente os de género policial, como foi o caso da série austríaca “Rex, O Cão Polícia”.

Mas a interpretação mais célebre foi protagonizada, durante os anos vinte do século passado, por Rin Tin Tin, um cão resgatado pelo norte-americano Lee Duncan de um canil alemão que havia sido bombardeado durante a Primeira Guerra Mundial. Duncan ensinou vários truques ao seu cão, levando o produtor cinematográfico Charles Jones a pagar-lhe para lançar o seu companheiro de quatro patas no cinema, o qual viria a estrear-se no filme “The Man From Hell’s River”, em 1922, onde protagonizou o papel de um lobo. A partir desse momento, vários filmes se seguiram, tais como “Where The North Begins”, onde contracenou com a famosa actriz Claire Adams. Ao todo, este célebre Pastor Alemão participou em 22 filmes. Há quem diga que o sucesso deste cão actor salvou a Warner Brothers, actualmente a maior produtora de filmes do mundo, da falência.

Rin Tin Tin actuou também na rádio, onde participou em três séries, a primeira das quais chamada “The Wonder Dog”. A sua bem-sucedida carreira artística levou a que fosse homenageado com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Outras raças