20 de Setembro, 2017

Autor convidado (i): barf – um conceito alimentar para cães e gatos

A alimentação é um aspecto fundamental na vida dos nossos animais. É precisamente sobre este tema que nos fala Miguel Pincho, o nosso primeiro autor convidado.
autor convidado

O texto que hoje publicamos é da autoria de Miguel Pincho, investigador sobre nutrição para cães e gatos e fundador do projecto Vital Pets, centrado na alimentação biologicamente apropriada para cães e gatos. Este tipo de alimentação é universalmente conhecido pelo seu acrónimo em inglês BARF – Biologically Appropriate Raw Food.

Sabia que a principal causa de morte dos nossos patudos é o cancro?

Sabia que a partir dos três anos 85% dos cães têm cáries?

Sabia que a alimentação é o fator que mais contribui para uma saúde de ferro?

Apresento-vos o BARF! Comida crua biologicamente apropriada. Bem vindo(a) a este conceito de alimentar os nossos patudos que visa promover-lhes a saúde em todas as fases da vida deles.

O BARF consiste na preparação de uma dieta à base de alimentos crus que respeitam a morfologia e o sistema digestivo do cão e do gato. O cão é um mesocarnívoro, o que significa que, embora seja um carnívoro (devendo comer alimentos de origem animal), pode também ingerir alimentos como vegetais e frutas. O gato, sendo um hipercarnívoro, deve comer quase exclusivamente alimentos de origem animal. Abaixo encontra a composição da dieta para estes animais.

 

CãoGato
60% carne c/s osso75% carne c/s osso
10% orgãos15% orgãos
30% vegetais, frutas e outros*
*suplementação, lacticínios, ovos, etc10% vegetais, frutas e outros*

Como em qualquer dieta para humanos a variedade é fundamental. Assim, devemos proporcionar um vasto leque de carnes, peixes, orgãos, vegetais e frutas para que a dieta seja o mais rica e equilibrada possível.

Sabia que 80% do sistema imunitário é constítuido pelo sistema digestivo? Isto significa que se tivermos um sistema digestivo regulado e com a microflora intestinal saudável, o sistema imunitário vai ser muito mais forte e resistente, lutando contra quaisquer potenciais invasores. E a dieta que promove um sistema digestivo regulado é a dieta BARF.

Quais são os benefícios mais evidentes do BARF?

• Pêlo liso e brilhante;

• Fezes pequenas, duras e sem cheiro;

• Eliminação do mau hálito;

• Lavagem dos dentes;

• Mais energia;

• Aumento da massa muscular;

• Eliminação das alergias; e

• Prevenção de patologias.

Sabia que nos cursos de medicina veterinária os estudantes não têm qualquer contacto com o BARF? Embora recomendado por muitos veterinários conceituados no mundo inteiro, ainda se encontram alguns entraves, como a facilidade de preparação e de armazenamento. Mas a verdade é que tendo o conhecimento certo, é facílimo.

Caso deseje obter mais informações sobre este tema, aconselho a leitura do livro BARF – Dê cor à saúde dos seus cães e gatos, publicado pela Chiado Editora. Neste livro aprende tudo o que precisa de saber sobre este tipo de alimentação e como começar a preparar as refeições para os seus patudos de acordo com a dieta BARF.

Notícias relacionadas