Ainda não sei onde deixar o cão nas férias. E agora?

Onde deixar o cão nas férias? Se está na hora de escolher alternativas, conheça 7 opções e os fatores a considerar para deixar o seu patudo em segurança e feliz.
onde deixar o meu cão nas férias

Tem de escolher onde deixar o cão nas férias? Se a separação é inevitável, a melhor opção, e ao mesmo tempo mais económica, é deixar os animais de estimação com alguém de confiança. Se não tem essa possibilidade, saiba que existem cada vez mais alternativas para deixar os seus fiéis amigos bem instalados.

O abandono de animais no período das férias é um drama que se repete a cada ano. Felizmente há cada vez mais consciência e mais informação e essas são as melhores armas para ajudar a reduzir estes números.  

Por isso, seja para a sua família, ou para partilhar a informação com outras pessoas a quem possa ser útil, deixamos aqui as nossas 7 melhores opções para deixar o seu cão ou animal de estimação, em segurança neste verão. 

Opções onde deixar o meu cão nas férias:

  • Em casa de família ou de amigos;

  • Hotéis para cães;

  • Serviços de Pet sitting ao domicílio;
  • Estadia familiar para cães;
  • Pet sitting de amigos;
  • Abrigos para animais;

  • Comunidade Pet Sharing (ponto de encontro entre quem não tem onde deixar os seus animais e quem gostaria de os acolher durante as férias).

Em casa de família ou de amigos

Se não pode levar o seu animal consigo e se a separação é inevitável, a melhor opção e ao mesmo tempo mais económica é deixar os animais de estimação com alguém de confiança. Um amigo ou um familiar que possa acolher o seu animal de estimação é uma excelente alternativa, sobretudo se for alguém que ele já conheça e com o qual se sinta confortável. Combinem horários de passeios, alimentação e hábitos que ajudem a que a adaptação no período de férias seja mais fácil para todos.

Garanta que deixa também o seu brinquedo favorito e os contactos de emergência. 

Se não tem a possibilidade de deixar o cão nas férias em casa de um familiar ou amigo, não faz mal, há outras alternativas para deixar o seu fiel companheiro bem instalado.

Hotéis para cães

Os hotéis para cães são espaços criados exatamente para o propósito de acolher os animais em estadias de curta e média duração em caso de ausência dos donos. Aqui, pode ter a certeza de que o acolhimento do seu cão segue regras próprias, que os profissionais sabem, por exemplo, as regras básicas de alimentação, rotinas de passeios e de higiene.

As instalações estão pensadas exatamente para receber os animais. Ainda assim, recomendamos uma visita prévia ao local e uma pesquisa online por opiniões e avaliações feitas por outros clientes. 

Um dos aspetos menos positivos desta opção poderá ser o preço, mas outra grande vantagem do hotel é que pode procurar um que fique perto da sua área de residência ou perto do local onde vai estar a passar férias. Desta forma vai poder visitar o seu animal de estimação e levá-lo em passeios durante as férias, mesmo que ele não possa ficar hospedado consigo. 

Pet Sitting ao domicílio

As primeiras opções que indicámos para deixar o cão nas férias implicam levar o seu animal de estimação para um local diferente e, provavelmente, desconhecido.

Se para alguns cães este aspeto de novidade pode ser apelativo, e até um fator de diversão, para a maioria será um gerador de stress.

A solução mais indicada para manter o cão relativamente mais tranquilo será a de Pet Sitting.

Nesta modalidade, o cão permanece no seu domicílio e tem “apenas” de lidar com a ausência da família, mas está já familiarizado com o seu espaço, os cheiros e os objetos que o rodeiam.

Com o modelo de Pet Sitting há um profissional que vai conhecer antes de sair de férias, e a quem confia as suas indicações de passeios, horários de alimentação, higiene e outras rotinas, e a quem deixa as suas chaves de casa.

Depois, conforme combinado, o pet sitter irá a sua casa para tratar do seu animal durante a sua ausência. No caso de cães essas visitas deverão ser diárias e podem decorrer por uma ou mais horas. Aqui pode ficar a saber mais sobre as condições dos serviços de Pet Sitting do Cão Nosso. 

Estadia familiar

E se o seu cão pudesse ficar em casa de um cuidador, com toda a atenção e conforto?

Cada vez mais, no nosso país, se procura o serviço de estadia familiar para cães. Neste serviço, que funciona quase como se fosse um “hotel” privado, os cães ficam em casa de um cuidador/pet sitter, mantendo o ambiente familiar de casa a que estão habituados, no seu dia a dia.

Se pretenderem recorrer a este serviço, aconselhamos uma ou duas noites de “teste” antes de irem de férias, por forma a garantirem que o vosso cão se adapta ao ambiente familiar do pet sitter.

 

Depois, recomendamos que agende uma visita às instalações e conheça pessoalmente as pessoas antes de lhes confiar o seu companheiro.

Abrigos para animais

Quando não estão lotados, alguns abrigos para animais disponibilizam-se para receber os patudos em períodos de férias ou de ausência dos donos. Não é apenas uma fonte de receitas extra, é também uma forma de participarem ativamente na redução dos números de abandono. Faça uma pesquisa pelas associações de proteção de animais da sua área de residência e entre em contacto com elas para perceber se fazem este tipo de serviço de acolhimento temporário e em que condições

Depois, recomendamos que agende uma visita às instalações e conheça pessoalmente as pessoas antes de lhes confiar o seu companheiro.

Pet sitting de amigos

Finalmente, uma última modalidade é a que permite deixar o seu animal de estimação na casa que ele conhece, e convidar um amigo a “vir passar férias” a sua casa durante a sua ausência.

Com amigos ou familiares com quem esteja muito à vontade, esta é uma alternativa que pode tornar os horários mais simples.

O seu amigo ou familiar muda-se de malas e bagagens durante as suas férias, facilitando os passeios de manhã e ao final do dia, e evitando que andem em corridas.

Se escolher esta modalidade, talvez seja  preciso trazer uma lembrança das férias como agradecimento por cuidar do seu patudo na sua ausência. 

Pet Sharing

Uma comunidade que permite unir quem não tem onde deixar os seus animais de estimação e as pessoas que desejam acolher esses animais durante as férias. Um modelo que está relativamente enraizado lá fora, mas que em Portugal não é ainda muito comum. 

 

Como escolher o melhor local para deixar o cão nas férias?

É importante também ter em conta o tipo de cão que tem e se este se sente confortável com as matilhas em caso de optar pelos hotéis ou abrigos para animais. Como se comporta o seu cão na relação com outros cães? É sociável? Se o seu patudo for menos dado a sociabilizar talvez seja necessário umas aulas de comportamento antes de decidir onde deixar o cão durante as férias. 

Fatores a considerar para decidir onde deixar o cão nas férias:

  • Raça de cão: que tipo de cão tenho? Como se comporta com outros cães? Em qualquer ocasião, não apenas nesta, é fundamental perceber que tipo de cão tem. Para tal, pode consulta o nosso Guia de Raças. Este aspeto é fundamental para decidir onde deixar o seu cão nas férias.
  • Hábitos: o seu cão seguramente já tem uma rotina, com alguns hábitos e vícios. Apesar das férias serem uma temporada de curto prazo, é importante que este mantenha os seus hábitos diários: passeios, alimentação e descanso, para não sentir a ausência ou alterações de grande impacto à sua rotina que possam provocar falta de apetite e/ou outros problemas.
  • Quanto ao valor de investimento vai depender do serviço que escolher e do orçamento que tiver disponível, sendo que há soluções grátis.
  • O seu cão está habituado a dormir em boxes? Se a resposta for “não”, isto não significa que a solução hotel ou abrigo esteja fora de questão, mas significa que pode dar-se o caso de não reagir bem. Se tiver tempo, nada melhor do que fazer a experiência e levá-lo a passar uma noite de teste para saber como se adapta e reage o seu cão. 

O mais importante é que o seu patudo se sinta confortável e feliz, para que possa usufruir das suas férias assim como o seu companheiro de quatro patas.

Se quiser ajuda para perceber qual a melhor solução para o perfil do seu cão agende uma sessão de cãosultoria. Vamos procurar avaliar a melhor opção para poder usufruir das suas férias sabendo que o seu patudo fica confortável e feliz na sua ausência.