As 5 rotinas mais importantes para o cão

Seja para um cão adulto ou para um cachorro, as rotinas são uma parte fundamental da educação e do equilíbrio do seu cão.

As rotinas mais importantes são as que transmitem confiança e segurança.

Saber que determinada coisa acontece, regularmente, em certa altura do dia, é bom. É isto que vai permitir não apenas treinar melhor o comportamento adequado que deseja, como vai fazer com que o seu cão seja mais calmo e sociável.  

Um estilo de vida errático e instável vai gerar um cão inseguro, que não sabe no que pode confiar.  

Isto não significa que o seu patudo, como de resto nós mesmos, não aprecie fugir à rotina. Dar um passeio extra, sair para jantar, passar um fim-de-semana na praia ou no campo, são tudo experiências positivas e felizes para o seu animal de estimação. Mas são as excepções à regra. E as regras contam e muito

Estas são as rotinas mais importantes a manter:

1. Hábitos de higiene

Saber que vai ser passeado de manhã, a meio do dia e à noite, ou ao final da tarde, vai ser uma das melhores formas de permitir que o seu cão treine o comportamento esperado para as suas necessidades. Se deseja ensinar o seu cão a fazer xixis e cocós na rua não deixe de seguir os conselhos que aqui partilhamos.  

Conseguir seguir horas relativamente estáveis vai trazer melhores resultados. Perceba quais são as melhores alturas do dia para si e para o seu cão, de forma a que os seus horários não se compliquem e que ele não fique demasiado tempo aflito.  

2. Rotinas de alimentação

Ter sempre água fresca disponível é fundamental. Fazer a troca da água e limpeza da taça é uma rotina diária ou de duas vezes ao dia, conforme veja que é necessário repor ou trocar a água da taça. Em dias muito quentes pode ser bom colocar água mais fresca, mais vezes ao dia.  

A alimentação dos cães deve ser regrada e normalmente ocorre uma só vez ao dia, independentemente do tipo de ração mais adequado e a quantidade indicada para o seu patudo. 

Isto não impede que faça jogos de “caça” que estimulem o olfato e a busca do seu patudo, escondendo o alimento em recantos da casa e fazendo da rotina de alimentar, uma forma de criar ainda mais laços e aumentar a diversão. 

3. Higiene canina regular

A tosquia, aparar unhas, grooming, são tudo rotinas que unem higiene com saúde e que são imprescindíveis para um cão equilibrado. Os nossos animais também gostam de se sentir limpos e cuidados.

O que não invalida uma boa brincadeira, com lama e poças se preciso fôr, mas que tem depois um momento de limpeza necessária para que ele possa sentir-se bem. 

É recomendável que, depois de regressar de um passeio, passe uma toalhita húmida nas patas. Esta rotina vai impedir que o seu cão traga contaminantes indesejados do passeio para dentro de casa.  

Escovar o pêlo entre visitas ao groomer pode também ser preciso, dependendo da pelagem do seu cão. Torne essa rotina um momento expectável e cúmplice em que o seu cão sabe que vai ter a sua atenção. Por exemplo, reserve uma meia hora todos os domingos de manhã.   

4. Rotinas de socialização

Os cães aprendem muito e muito depressa. Qualquer tutor dirá que o seu cão sabe quando determinada coisa vai ocorrer, sobretudo se estiver com expectativas elevadas. Na Creche do Cão Nosso há vários animais que “sabem” quando chega o dia de brincar, correr e aproveitar os mais de 4 hectares da nossa quinta na companhia dos seus amigos caninos e dos nossos  especialistas. Estabelecer uma rotina semanal de ida à Creche (ou a um parque de que goste muito, ou a um playdate com cães da vizinhança) é um processo se socialização que ajuda a deixar o seu cão feliz. Faça por criar estes momentos e por fazer com que fiquem a ser uma parte da vossa rotina semanal.  

5. Cuidados Recorrentes de Saúde

As desparasitações, interna e externa, são necessárias e regulares e devem ser acompanhadas pelo veterinário. Não havendo indicada em contrário, bastam duas visitas anuais para que esta parte da rotina fique resolvida. 

Rotinas felizes, famílias felizes

Entre os hábitos diários, os momentos que se repetem a cada mês ou até apenas anuais, há rotinas a cumprir para que a convivência com o seu patudo seja feliz e equilibrada.

Se tiver qualquer dúvida sobre o comportamento do seu cão fale connosco. As nossas sessões de consultoria canina online permitem que os nossos especialistas acompanhem o seu caso, esteja onde estiver.