Adotar um segundo cão? Saiba como tomar essa decisão

adotar um segundo cao

Adotar um segundo cão é uma decisão comum para quem já tem um primeiro cão. Muitas pessoas consideram essa opção por acharem que é benéfico para ambos os cães, mas principalmente para o que adotou em primeiro lugar. É importante saber quais são as características dos cães que adota, para que estes se tornem companheiros inseparáveis e não inimigos.

Deste modo enumeramos alguns aspetos importantes na seleção de um segundo cão para a família:

1. Adotar um segundo cão e as diferentes personalidades das raças

São inúmeras as raças de cães que convivem e gostam da companhia de outros cães, porém é importante conhecer as raças, tendo em atenção os cães que mais gostam de ter companhia e, portanto, nada como se informar antes de tomar a decisão de levar um segundo patudo lá para casa. Poderá consultar o nosso guia de raças, ficando a conhecer as caraterísticas de cada uma e se realmente vão ao encontro daquilo que procura.

adotar um segundo cao

2. Adotar um segundo cão e as suas características

Para além da personalidades de cada raça existem ainda características que podem determinar a boa relação dos seus patudos, tais como:

  • Macho ou Fêmea?

O sexo dos cães é um fator que deve ser avaliado, pois pode ocorrer conflitos entre os dois patudos. A esterilização por norma é uma solução viável.

  • Idade

A idade dos patudos é com certeza um fator a ter em conta. Deve considerar se adota um segundo cão mais velho ou um mais novo. As duas opções são possíveis desde que avalie a personalidade, o temperamento e a energia de cada um para perceber se serão compatíveis. Por exemplo, pode acontecer o seu segundo cão ser mais jovem e aprender muito com o seu primeiro cão mais velho.

3. Adotar um segundo cão e os locais onde se pode dirigir

Poderá sempre optar por ir a uma associação de proteção de animais, tais como, a Uppa, o Cantinho da Milu ou outras associações, que inclusive têm inúmeros funcionários e voluntários, que fazem um aconselhamento especializado e cuidado indicando o tipo de cão que poderá ser a melhor alternativa para a sua família.

Na nossa página Tudo sobre Cães poderá encontrar diversos artigos que disponibilizam conteúdos de orientação para adotar um cão, entre os quais destacamos:

“10 vantagens em adotar um cão”

“Ter um cão. 10 perguntas a ter em conta”