Como ajudar um cão abandonado?

cao abandonado

Se encontrar um cão abandonado e quiser ajudá-lo, deve tentar seguir alguns passos importantes para ter a certeza de que o animal vai ficar bem.

Primeiros passos para ajudar um cão abandonado

Os primeiros passos são muito simples, verificar se tem coleira ou chip, será um dos mais importantes. Após a confirmação do chip e da coleira, pode tentar uma aproximação cuidadosa. Se o cão abandonado estiver muito assustado deve tentar uma abordagem muito paciente e ainda mais cautelosa. Deve tentar perceber qual a altura certa para a aproximação. Caso tenha a possibilidade, traga consigo um pouco de ração, ou biscoitos ou até mesmo carne, assim será um pouco mais fácil de chamar a atenção do seu novo amigo. Além da comida, ajuda muito a utilização de uma manta para colocar em volta do cão, para que ele fique mais confortável, caso não tenha essa possibilidade, tente colocá-lo o mais confortável possível no seu carro/meio de transporte.

cao abandonado

Levar o cão abandonado ao veterinário

Dirigir-se a um veterinário o mais rapidamente possível será o mais sensato a fazer.

O veterinário ou a instituição/associação de animais abandonados, podem fazer a verificação do chip. Se o cão não tiver um responsável, coleira de identificação ou chip, deve aproveitar para fazer uma consulta geral veterinária e fazer um check-up.

Após a verificação e confirmação de que o cão não tem dono, deve tratar de algo muito importante, tomar a decisão de ficar com ele ou não.

Decidir se assume a responsabilidade do cão abandonado

Tendo a certeza que pode ficar com ele e que vai assumir essa responsabilidade na totalidade, deve ponderar uma série de coisas, tais como, se tem espaço em casa, se tem tempo e paciência, se tem uma situação financeira que permita manter o animal, se tem outros animais em casa e se o vão aceitar, caso tenha mais pessoas em casa, que todas estão de acordo com a adoção do novo amigo, e por fim, e não menos importante, ponderar a esterilização. Saiba mais no artigo “Ter um cão – 10 perguntas a ter em conta”

A importância da esterilização em animais de rua

A esterilização é uma intervenção cirúrgica realizada no animal e um passo importante para evitar a reprodução e o aumento de animais de rua. É importante referir que a esterilização é uma forma de contribuirmos para diminuir o sofrimento dos animais de companhia.

Situações como: gestações indesejadas, o aumento do abandono de animais, instabilidade emocional, descontrolo e comportamentos incomodativos para o animal são coisas que podemos evitar com a esterilização.

Caso não possa ficar com o cão abandonado mas queira ajudá-lo, pode entrar em contacto com instituições de resgate animal ou entrar em contato com a polícia ou bombeiros locais, para que o possam retirar das ruas de forma segura e garantir que encontrará um novo lar.

Caso consiga ajudar de forma autónoma, deve dirigir-se ao veterinário para confirmação do chip e, se possível, esterilizá-lo antes de entregar o animal a uma nova família ou a uma instituição de resgate.

Saiba mais em “Conselhos para a adoção de um cão”.