Ter um cão – 10 perguntas a ter em conta

ter um cao

Para ter um cão deverá questionar-se antes para saber efetivamente se esta vontade será sustentável a longo prazo.

Deverá analisar se o poderá ter e se tem as condições necessárias, isto porque o compromisso assumido será longo, e dependendo do cão poderá durar 10 a 15 anos de vida ou até mais.

Decisões tomadas por impulso, mal ponderadas, poderão levar a arrependimento, no qual irá estar em jogo a vida de um animal que poderá sofrer pelo caminho.

ter um cao

10 perguntas que deve fazer antes de tomar a decisão de ter um cão

1. Terei tempo para cuidar do cão, tempo para passeios, para educar, para brincar?

Lembre-se que terá de, no mínimo, assegurar 2 a 3 passeios diários, dependendo do cão e da sua idade, bem como assegurar uma boa socialização e treino de obediência básica para que o seu cão possa ter uma vida equilibrada. Conheça alguns jardins para passear o seu cão.

2. Tenho dinheiro para suportar as despesas associadas, como veterinário, alimentação, treino, creche, emergências, seguro?

Nesta secção das despesas associadas a ter um cão, estas irão depender do respetivo peso, idade e estado de saúde. Saiba mais sobre a saúde do seu animal.

3. Quanto tempo o cão passará sozinho?

Existem cães que toleram um maior número de horas sozinhos do que outros. Mas lembre-se que o cão é um animal social, portanto não gosta de estar sozinho.

4. Nas férias posso levar o cão comigo? Tenho alguém com quem deixá-lo?

Existem soluções como hotéis ou creches para cães; famílias que não se importam de ficar com ele; amigos ou até pessoas que oferecem esse serviço na sua própria casa, mantendo o ambiente familiar a que o cão está habituado. Saiba mais sobre como viajar com o seu cão.

5. Todos os membros da família concordam com a decisão?

Atenção a este ponto, pois se houver um membro da família que discorde, poderá ser um fator de stress e de discussões familiares.

6. Tenho crianças? De que idade?

Muitas vezes são os pedidos das próprias crianças que levam os pais a adquirir um cão. É importante ter em conta que crianças até aos 6/7 anos de idade não deverão ter responsabilidades maiores com a educação e controlo do cão. Esta responsabilidade será sempre dos adultos.

7. Tenho outros animais? De que tipo?

Se tiver um animal que anda solto na casa, seja outro cão, gato, coelho, etc, terá que ser feita uma boa abordagem para que essa integração corra bem.

8. Que tipo de cão será o mais adequado à minha família e às minhas condições de vida? Cão de porte grande, ou de porte pequeno? Nível de energia baixo, médio ou alto? De raça ou de raça indefinida?

Para ter um cão devemos pensar que espaço temos para ele. Quer seja em casa ou nos arredores. Analisar onde serão realizados a maioria dos passeios, pois será aí que o seu cão irá passar a maior parte do seu tempo e, consoante o tipo de cão que escolher, precisará de gastar mais ou menos energia. Saiba mais no guia das raças.

9. Para ter um cão onde o irei adquirir? Vou comprar ou adotar?

Ambos têm prós e contras, como por exemplo conhecer os pais do seu cão, tendo uma ideia de como ficará, não sendo isto um dado adquirido pois cada cão é único; ou, por exemplo, conhecer, ou não, o passado do seu cão em termos de experiências boas e más, sendo que, no caso de serem más, poderão levar a alguns traumas que necessitarão de um treino adicional para serem ultrapassados. 

10. Quero um cão adulto ou cachorro? Quais as diferenças e que implicações terá esta minha decisão?

Um cão adulto terá a vantagem de o poder conhecer e avaliar o seu comportamento mais facilmente. Um cachorro será sempre uma incógnita, mas tem a vantagem de poder treinar o seu cão desde o início.

Depois de responder a estas perguntas e se as suas respostas forem positivas no sentido de efetivamente reunir a maioria das condições necessárias para ter um cão, então parabéns porque irá tomar uma das decisões mais maravilhosas da sua vida!

ter um cão