As 3 grandes vantagens de treinar o seu cão

treinar cao

Quando decidimos ter um cão devemos ter em mente que este irá precisar de ser ensinado e adaptar-se às regras de convivência em sociedade e para isso necessita ser treinado.

No caso do cachorro, este irá crescer rapidamente e poderá desenvolver problemas comportamentais que futuramente serão mais difíceis de controlar. No caso de um cão adulto poderá já ter alguns problemas que necessitarão de ser resolvidos.

1-Treinar o seu cão é importante para a socialização:

Depois da decisão de ter um cão deveremos dar muita importância à sua socialização e treiná-lo o mais precoce possível, pois, maus hábitos ganham-se rapidamente.

Aprender a treinar o seu cão, recorrendo a treinadores competentes, poderá ser uma opção. Dessa forma, os tutores inexperientes evitam erros de educação e erros comportamentais que mais tarde desencadeiam o abandono ou a uma convivência infeliz. Não querendo dizer com isto que, cães com problemas de comportamento não possam ser reabilitados, podem, mas será um processo muito mais difícil e demorado, o que implica mais tempo e paciência para o fazer.

2-Treinar o seu cão aumenta os laços afetivos:

Para além do treino contribuir para a aprendizagem de comportamentos desejados e evitar os indesejados, permite ainda reforçar a comunicação e os laços afetivos com o seu cão. O cão não nasce a entender a linguagem humana, e, portanto, ao perceber que o humano lhe proporciona comida, abrigo e carinho irá entender a sua comunicação e responder mais facilmente ao pretendido.

3-Compreenda as necessidades do seu cão:

Entender a linguagem do seu cão é um benefício, permite-lhe responder aos tipos de latidos e linguagem corporal, e desta forma entender adequadamente as suas necessidades.

A comunicação ao estar facilitada para ambos os lados irá resultar num treino mais eficaz e por sua vez numa relação saudável com todos os membros da família, mais harmoniosa e feliz.

Devemos entender que nenhum cão nasce treinado sendo uma necessidade fundamental.

Educar o seu cão sem violência, compreender a forma como este aprende, ter paciência e consistência, estabelecer regras e limites, irá torná-lo num cão equilibrado, obediente e tranquilo. (saiba mais no artigo “Ter um cão – 10 perguntas a ter em conta”)