Os 5 benefícios de adotar um cão para o seu filho

adotar um cão

Adotar um cão beneficia a vida do seu filho a nível emocional, social, de bem-estar e saúde. A maioria das crianças adoram cães e pedem aos seus pais para terem um. Talvez porque, lhes faz lembrar os seus peluches e por isso os achem adoráveis e fofinhos. Porém, ter um cão pode ter um benefício real para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

Existem inúmeros benefícios em adotar um cão para o seu filho. Neste artigo, enumeramos os 5 principais benefícios nessa relação:

1. Ao adotar um cão o seu filho aprende a ser responsável

Ter um cão é uma forma ótima de ensinar as crianças a serem responsáveis. A família ao adotar o cão tem de garantir a sua alimentação, conforto e passeios regulares para que este possa fazer as suas necessidades fisiológicas. Estas funções, que podem parecer básicas, permitem ao seu filho uma primeira experiência de responsabilidade e sentido de obrigação. As crianças também desenvolvem empatia e compaixão ao cuidarem do seu animal de estimação. Por sua vez, a autoestima do seu filho aumenta por assumir as suas responsabilidades enquanto tutor.

2. Ao adotar um cão o seu filho cria um estilo de vida mais ativo

Ao adotar um cão o seu filho terá consequentemente de cuidar dele. Esta responsabilidade encoraja as crianças a terem um estilo de vida mais ativo no exterior. Promovendo mais passeios ao ar livre, visto que, os cães necessitam diariamente em média, mais de meia hora para os seus passeios diários. Ao final do mês, esta meia hora, 2 a 3 vezes ao dia torna-se algo relevante. Os cães exigem passeios e corridas diárias, bem como, tempo de brincadeira. Estes dois fatores levam o seu filho a acompanhar o seu animal de estimação proporcionando aos dois momentos ativos.

3. Ao adotar um cão permite o desenvolvimento emocional e sociabilização do seu filho

Adotar um cão também ajuda o seu filho a desenvolver capacidades como o autocontrole e a capacidade afetiva. Os cães são uma fonte fantástica de conforto para as crianças, mesmo quando estão a enfrentar momentos de vida difíceis. Quer se sintam tristes, zangadas ou assustadas, as crianças podem sempre apoiar-se no seu cão. Existem inúmeros estudos que referem que, cuidar e ter um cão alivia o stress. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos da América “Os cães podem reduzir a ansiedade infantil, particularmente a ansiedade de separação e social, através de vários mecanismos. Podem estimular a conversação e fortalecer laços”.

4. Ao adotar um cão contribui para a saúde do seu filho

Existem vários estudos e artigos que reforçam a tomada de decisão das crianças terem um animal de estimação. Esta decisão permite que o seu filho desenvolva um sistema imunitário forte, comparativamente com crianças que não têm animais em casa.

Existem ainda diversos estudos que comprovam que ter animais de estimação diminui o risco de alergias durante a infância. Em situações de doenças graves, em que as crianças são submetidas a um tratamento mais agressivo ou até mesmos a transtornos de cariz físico e neurológico a interação com o seu animal é interpretada como um método eficaz de terapia. Neste caso, adotar um cão significa salvar duas vidas! A do cão e a do seu filho.

5. Ao adotar um cão oferece felicidade e bem-estar ao desenvolvimento do seu filho

Talvez um dos maiores benefícios da presença do cão na infância é a felicidade que este trará ao seu filho. A interação com animais tem demonstrado aumentar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores associados a sentimentos positivos. Colocando a ciência de lado, brincar e interagir com cães é muito divertido e capaz de melhorar o dia-a-dia de qualquer criança.

No final de contas, crescer com um cão vai enriquecer de várias formas a vida do seu filho.

Se ponderar adotar um cão de raça descubra qual a raça mais adequada para a sua família no “Comparador de raças” ou no “Guia de Raças”.