Cão de Fila de São Miguel

Ficha Técnica

História

Um símbolo dos Açores

O início da colonização dos Açores data de 1439, tendo sido, desde logo, exploradas as excelentes condições destas ilhas para a pecuária de gado bovino. Cerca de 100 anos mais tarde, em pleno século XVI, os cães já assumiam uma função importante nos Açores, conduzindo e defendendo o gado. Estes cães, essencialmente mastins e alões, são os precursores das raças insulares portuguesas: Cão de Fila de São Miguel; Barbado da Terceira; e o (infelizmente) já extinto Cão de Fila da Terceira. No entanto, estas três raças iriam sofrer um processo evolutivo distinto.

O Cão de Fila de São Miguel foi essencialmente criado para menear, conduzir e proteger as vacas, razão pela qual foi baptizado pelos locais de “cão das vacas”. Para o seu apuramento foi...

Temperamento

Um companheiro leal e temperamental

Como é habito nos cães pastores, o Cão de Fila de São Miguel é extremamente ligado ao dono e desconfiado relativamente a estranhos, constituindo um excelente cão de guarda de propriedades e de defesa pessoal.

Inteligente e com facilidade em aprender, o Cão de Fila de São Miguel tem um temperamento forte, um carácter independente e um instinto de guarda muito apurado, que pode ser confundido com agressividade. O facto de ser um cão possante e naturalmente desconfiado obriga a que seja treinado e socializado desde cedo, para que se desenvolva de forma equilibrada e para que possa conviver pacificamente com pessoas e outros cães.

Esta não é a melhor raça para um dono inexperiente e/ou com pouca disponibilidade, pois exige que lhe seja dirigida muita...

Saúde

Por ser uma raça rústica, o Cão de Fila de São Miguel tem poucos problemas de saúde, não existindo nenhuma doença genética que o afecte. Possivelmente, a torção do estômago (ou torção gástrica) é o problema que mais o pode atingir.

Os cuidados com a pelagem são mínimos, uma vez que o seu pêlo curto e duro apenas precisa de uma escovagem ocasional. Os banhos devem ser esporádicos, por forma a manter a camada de oleosidade natural.

Aparência Física

Silhueta Cão de Fila de São Miguel

Características

Curiosidades

Curiosidades

Em tempos idos, o Cão de Fila de São Miguel foi também utilizado como “cão de recados” ou “cão de cesta”, assumindo funções como as de trazer as compras da mercearia ou de levar o almoço aos lavradores nos campos de cultivo.

Nota: Todas as fotografias expostas do Cão de Fila de São Miguel foram gentilmente cedidas pelo Canil Noroeste Suevo.

Outras raças