Cão do Barrocal Algarvio

Ficha Técnica

História

O Algarvio com antepassados egípcios

Esta raça, criada no sul de Portugal, tem ascendentes diferentes relativamente às restantes dez raças portuguesas. O antigo galgo egípcio, oriundo do tempo dos todo-poderosos faraós, espalhou-se ao longo da costa mediterrânica através de mercadores berberes e fenícios. Na região algarvia foi desenvolvido ao longo dos tempos pelos habitantes locais, que o cruzaram com outros cães – entre os quais se consta que estivessem presentes exemplares de Podengo Português e de Border Collie –, dando, assim, origem ao Cão do Barrocal Algarvio.

Os algarvios criaram um cão com um temperamento próprio, capaz de caçar no barrocal algarvio, uma sub-região do Algarve caracterizada por um relevo muito acentuado, tornando-a quase inóspita. Historicamente, a principal presa do Cão do Barrocal é o coelho bravo,...

Temperamento

Um caçador afável

Adaptado à caça nos territórios mais ingremes e de difícil acesso, o Cão do Barrocal Algarvio é enérgico, resistente e corajoso. Não sendo um cão de guarda por excelência, cumpre por vezes essa função, alertando perante a presença de estranhos.

Apesar de ter sido sempre utilizado como cão de trabalho, acompanhava os agricultores durante as colheitas das alfarrobas, amêndoas, entre outras culturas. Por ser paciente e muito meigo com os seus donos, integrando-se bastante bem no seio familiar, é cada vez mais tido como animal de companhia. Para que esta integração ocorra sem problemas, é fundamental que lhe seja proporcionado exercício físico regularmente para que se mantenha um cão equilibrado e bem-comportado dentro de casa.

O Cão do Barrocal Algarvio tem facilidade em aprender, graças à sua inteligência e...

Saúde

À semelhança do que acontece com as restantes raças portuguesas, o Cão do Barrocal Algarvio é um cão rústico, saudável e resistente. Não existe nenhuma doença especifica que afecte particularmente esta raça, que, de forma geral, tem poucos problemas de saúde.

O seu pêlo relativamente comprido deve ser escovado com regularidade para se manter limpo, sem nós e bem arranjado.

Uma vez que é um cão de caça por natureza, deve lhe ser proporcionando bastante exercício físico para que se mantenha física e psicologicamente saudável. Este não é de todo o cão indicado para pessoas sedentárias.

Aparência Física

Silhueta Cão do Barrocal Algarvio

Características

Curiosidades

Curiosidades

Algumas das fontes existentes sobre a origem desta raça partem da tradição oral. Muitas destas têm um alcance temporal que chega a ultrapassar os duzentos anos.

Outras raças