Basset Hound
Ficha Técnica
- Grupo: 6 - Sabujos e farejadores
- Secção do grupo: 1 – Cães de rasto
- País de origem: França/Grã-Bretanha
- Data de origem: Séc. XVI / Séc. XIX – oficialização da raça
- Primeira utilidade: Caça de coelhos e lebres
- Peso aproximado: 18-27 Kg
- Altura aproximada: 33-38 cm
- Cores: Tricolor (preto, bege e branco) | Limão e branco | Outras cores típicas de sabujo
- Esperança média de vida: 12 anos







História do Basset Hound
Uma raça secular que chamou a atenção de Shakespeare
De linhagem antiga, o Basset Hound foi criado em França, durante a Idade Média. Muitos historiadores defendem a tese de que esta raça foi desenvolvida pelos frades franceses da Abadia de S. Humberto, responsáveis pela criação do Bloodhound. Pretendendo criar um cão semelhante a esta raça mas que fosse mais pequeno e lento para que pudesse ser seguido a pé numa caçada, os frades da Abadia de S. Humberto teriam criado o Basset Hound. Contudo, não existem provas concretas que atestem a veracidade desta tese. Aquilo que se sabe é que a primeira referência aos cães de tipo “Basset”, palavra que deriva de “bas” e que significa baixo, ocorreu em 1561, num texto sobre caça da autoria de Jacques du Fouilloux.
Esta raça foi desenvolvida e aprimorada na... Grã-Bretanha a partir do século XVII, tendo merecido uma descrição poética por parte William Shakespeare: “possui orelhas que varrem o orvalho da manhã”.
Terá sido, muito provavelmente, a partir de uma exposição canina realizada em Paris, em 1863, que o Basset Hound apaixonou os franceses.
Segundo alguns historiadores, o Marquês de La Fayette, um aristocrata e militar francês que combateu na guerra pela independência dos Estados Unidos, ofereceu a George Washington, primeiro presidente daquele país, dois Basset Hounds.
No entanto, o apogeu da popularidade desta raça aconteceu já no final do século XIX, principalmente em Inglaterra, onde foi muito apreciada pela sua beleza e temperamento.
Temperamento do Basset Hound
Tolerante e meigo mas também teimoso
Conhecido pela sua simpatia e sociabilidade, dando-se bem com outros animais e sendo muito tolerante com as crianças, o Basset Hound é um cão meigo para quem não existem estranhos, já que trata qualquer pessoa como um amigo.
A sua atitude pachorrenta torna-o ideal para viver em apartamento, contudo importa também salientar que por ser teimoso e, até, obstinado, o treino apresenta-se como uma tarefa difícil. É fundamental não perder a paciência e manter um elevado grau de tolerância, tendo sempre presente que os Bassets possuem um natural grau de independência, preferindo explorar o mundo do que prestar atenção aos comandos do dono.
O Basset Hound não gosta de ficar sozinho, procurando sempre a companhia dos seus donos, embora não seja daquelas raças muito expressivas e que demonstre grandes... manifestações de afecto.
Nos momentos dos passeios, que são absolutamente fundamentais para o seu bem-estar, é preciso ter cuidado para não perder um Basste Hound de vista, uma vez que esta raça, de apuradíssimo olfacto, facilmente se afasta e se perde no universo de odores das ruas e jardins.
Saúde do Basset Hound
Assim como acontece com o Dachshund (ou Teckel), entre outras raças com o dorso muito longo, o Basset Hound pode ter problemas nos discos intervertebrais e, em última instância, desenvolver uma paralisia, pelo que é altamente aconselhável que não suba escadas e que não seja levantado na vertical, devendo-se sempre manter o seu corpo o mais na horizontal possível.
O grande apetite dos Bassets em geral, acompanhado da sua atitude passiva, leva a que engordem facilmente, pelo que convém adoptar uma alimentação equilibrada.
Alguns exemplares poderão sofrer de torção de estômago, doenças cardíacas e problemas dermatológicos. A displasia da anca e a glaucoma também afectam alguns exemplares.
Finalmente, dado o tamanho das orelhas, é importante mantê-las limpas para evitar potenciais infecções, sendo também importante limpar a região... dos olhos e as rugas da pele.
Aparência Física do Basset Hound
- Pálpebras descaídas
- Cabeça grande e comprida
- Orelhas longas e de inserção baixa
- Pernas curtas
- Tronco comprido
- A cauda grossa mantém uma ligeira curvatura

