Cane Corso

Ficha Técnica

História do Cane Corso

O velho guardião italiano

Como acontece com as raças antigas, a origem do Cane Corso não é consensual. No entanto, uma parte muito significativa dos historiadores defende que esta raça é o descendente directo, a par com o Mastim Napolitano, do canix pugnax (que em latim significa “cão de combate”), o antigo molosso de guerra romano. Estes molossos eram muito admirados por todo o Império Romano, participando em guerras, espectáculos de luta e defendendo gado e propriedades. A famosa expressão latina “cave canem”, que significa “cuidado com o cão”, estava presente na entrada de muitos espaços públicos e privados, avisando potenciais ladrões da presença destes temidos cães.

Mais ágil e veloz que o Mastim Napolitano, o Cane Corso foi também desenvolvido a pensar nas actividades de caça maior, nomeadamente...

Temperamento do Cane Corso

Mais do que um guardião, um companheiro

De uma lealdade e obediência a toda a prova, o Cane Corso é um cão de guarda de excelência e, acima de tudo, um óptimo cão de família. Como acontece com qualquer cão de guarda, é desconfiado relativamente a estranhos, sejam pessoas ou cães. Por este motivo, é muito importante promover desde tenra idade uma socialização activa, para que seja um cão sociável e equilibrado quando chegar à idade adulta.

Por outro lado, a inteligência e a facilidade em aprender tornam o Cane Corso num cão com um enorme potencial ao nível do treino. No entanto, é importante que as pessoas tenham experiência e conhecimento no momento em que decidem integrar um exemplar da raça no seio da sua família, uma vez que o poder físico destes cães...

Saúde do Cane Corso

Em termos gerais, o Cane Corso é uma raça saudável. As maiores preocupações, dado o tamanho da raça, relacionam-se com a displasia coxofemoral e com outros problemas relacionados com as articulações e com os ossos.

Os cuidados com a pelagem são básicos, bastando uma escovagem regular para remover o pêlo solto. Por último, notamos que o Cane Corso tem a vantagem de largar pouco pêlo.

Aparência Física do Cane Corso

Silhueta Cane Corso

Características do Cane Corso

Curiosidades

Curiosidades

Alguns historiadores discordam com o significado etimológico dado pela maioria dos autores ao nome Cane Corso, que aponta para “cão de quinta” ou “cão de fazenda”.

Uns defendem que o nome se apoia na língua italiana moderna, significando “cão da Córsega”, uma ilha situada a oeste de Itália mas que constitui uma região administrativa de França. Existem, de facto, escritos seculares que mencionam os cães da Córsega.

Outros defendem que a palavra “corso” deriva do termo celta “coarse”, que significa robusto.

Outras raças