Schnauzer

Ficha Técnica

História

Um companheiro multifacetado

A origem do nome desta raça deriva da palavra alemã schnauze, que significa focinho. Este nome faz alusão ao formato longo e sólido do focinho do Schnauzer.

A criação do Schnauzer Padrão, a mais antiga das três variedades – as quais correspondem a três raças autónomas –, ocorreu no sul da Alemanha durante o século XV, onde era utilizado para a condução de gado. Mas dadas as suas capacidades, o leque de funções que desempenhou na vida rural aumentou, trabalhando como caçador de ratos, cão de guarda e, principalmente, como ajudante dos viajantes, acompanhando as carruagens e os cavalos, com quem tinha uma grande ligação. Correndo ao lado e, não raras vezes, à frente destes, o Schnauzer inspeccionava o caminho e, em caso de perigo, ladrava energicamente para...

Temperamento

A força do carácter

Afectuosos e extremamente leais para com os seus donos, qualquer uma das variedades de Schnauzers é muito inteligente e fácil de treinar. O facto de serem muito corajosos e desconfiados em relação a estranhos torna-os, principalmente os de tamanho Padrão e Gigante, excelentes cães de guarda. No entanto, esta faceta também exige que sejam sociabilizados desde pequenos para que não se tornem agressivos com outros cães.

A importância desta socialização é ainda maior para o Schnauzer Gigante, uma vez que, a par do espírito de Terrier que partilha com as outras variedades, tem bastante mais força.

Contrariando o que acontece com muitas raças de porte pequeno, o Schnauzer Miniatura não tem tendência para ladrar excessivamente, embora o faça mais frequentemente que as variedades maiores. O seu...

Saúde

Os problemas que mais afectam qualquer uma das variedades de Schnauzers são o hipotireoidismo, a pancreatite, as infecções urinárias e a atrofia progressiva da retina.

No que se refere particularmente ao Schnauzer Gigante, à imagem do que acontece com outras raças de grande porte, tem uma certa susceptibilidade para a displasia da anca e para a torção do estômago.

Todos os Schnauzers, dada a sua inteligência e energia, precisam de ser estimulados física e psicologicamente. O exercício físico, acompanhado de jogos, assegurará o seu equilíbrio e felicidade. Os Schnauzers Miniatura e Padrão adaptam-se na perfeição à vida num apartamento, e mesmo o Gigante também pode adaptar-se, embora requeira, naturalmente, mais espaço.

No que se refere aos cuidados com a pelagem, esta precisa de ser tosquiada duas vezes por ano e...

Aparência Física

Silhueta Schnauzer

Características

Curiosidades

Curiosidades

Ao longo da História, várias foram as celebridades que escolheram uma das variedades de Schnauzer para as acompanhar nas suas vidas, desde o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, até ao realizador e aos actores norte-americanos Francis Ford Cappola, Bruce Lee e Steve MacQueen, respectivamente, passando pelos cantores, também norte-americanos, Usher e 50 Cent.

Alguns políticos deixaram-se igualmente encantar por esta raça, nomeadamente Vaclar Havel, intelectual, escritor e estadista, último Presidente da Checoslováquia e primeiro Presidente da República Checa.

Outras raças