Galgo Italiano

Ficha Técnica

História

O companheiro dos monarcas europeus

As origens do Galgo Italiano são controversas mas sabe-se que esta raça é muitíssimo antiga, havendo alguns historiadores que acreditam que exista há mais de 2000 anos e outros que exista há mais de 5000 anos. Para estas teorias contribuiu a descoberta de um túmulo egípcio com os restos mortais de um cão muito semelhante ao Galgo Italiano, que terá vivido há 6000 anos atrás.

O que é facto é que já havia exemplares desta raça na Antiguidade Clássica, sendo representada, através das artes decorativas, na Grécia e na Roma Antiga. Os romanos tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do Galgo Italiano, levando-o a adquirir a aparência que hoje conhecemos.

Durante a época renascentista, o Galgo Italiano era muito apreciado pela nobreza europeia, tendo sido representado em pinturas...

Temperamento

Sensível e brincalhão

O elegante e ágil Galgo Italiano é uma raça muito efectuosa e ligada ao seu dono. Gosta muito de chamar a atenção e precisa de fazer bastante exercício físico, tendo muita energia para gastar.

O seu temperamento gentil, activo e brincalhão tornam-na numa raça adequada para as crianças, apesar de ser preciso vigiar as brincadeiras, uma vez que a sua sensibilidade e fragilidade podem, perante potenciais abusos dos mais novos, originar mazelas, nomeadamente fracturas.

Sendo um cão muito curioso, é preciso ter cuidado para que não coma nada que lhe possa fazer mal e para que, durante os passeios, não comece a correr desenfreadamente, expondo-se ao risco de ser atropelado.

Apesar de ser muito meigo e dócil, o Galgo Italiano é teimoso, conseguindo, muitas vezes, com a sua expressão adorável...

Saúde

Com uma estrutura óssea bastante delicada, especialmente até ao ano e meio, é importante ter atenção para que, numa das suas brincadeiras ou num movimento expedito, não fracture um osso.

O Galgo Italiano não se dá bem com baixas temperaturas, podendo precisar, durante o Inverno, de agasalhos que o protejam do frio e da chuva.

Em relação à pelagem, os cuidados são simples, bastando um escovagem semanal para retirar os pêlos mortos. Uma das virtudes da raça é não soltar muito pêlo e praticamente não libertar odor.

Finalmente, interessa referir que são necessários alguns cuidados relacionados com a higiene oral, uma vez que o Galgo Italiano tem uma certa tendência para desenvolver problemas associados à saúde oral.

Aparência Física

Silhueta Galgo Italiano

Características

Curiosidades

Curiosidades

A sua pequena dimensão, que faz dele o mais pequeno dos galgos, leva a que seja conhecido como Galguinho.

Outras raças