Cavalier King Charles Spaniel

Ficha Técnica

História

O cão da aristocracia europeia

Como o próprio nome indica, esta raça partilha raízes com o King Charles Spaniel.

Muitas famílias aristocratas europeias detinham este spaniel, criado apenas para fazer companhia, tendo inclusive alguns médicos receitado a companhia desta pequena raça para curar determinadas anomalias ou doenças. Segundo relatos de certos diaristas, nomeadamente de Samuel Pepys, o Rei Charles II de Inglaterra, que governou aquele país entre 1660 e 1685, parecia dedicar mais tempo a cuidar dos seus spaniels do que a gerir os assuntos do Estado.

Com o passar do tempo, a raça foi-se modificando e dada a crescente popularidade de cães com focinho achatado, como é o caso do Pug, os cães de focinho mais comprido passaram a ser relativamente raros. No princípio do século XX, as diferenças estéticas...

Temperamento

Nascido para agradar

Alegre e de espírito vivo, o Cavalier King Charles Spaniel é uma raça amistosa e dócil para as crianças e idosos, sendo o único spaniel criado especificamente para companhia. A sua inteligência, aliada à vontade de agradar ao dono, fazem dela uma raça relativamente fácil de treinar em termos de obediência, embora possa, por vezes, revelar alguma teimosia.

Esta raça afectuosa adequa-se na perfeição à vida num apartamento, o que não significa que não precise de ser estimulado e de gastar toda a sua energia durante os passeios ao ar livre.

Saúde

A grande popularidade desta raça levou a uma criação intensiva e de má qualidade, contribuindo para o aumento das suas doenças, nomeadamente aquelas que afectam o coração, das quais se destaca a doença da válvula mitral.

A siringomielia, que afecta a medula espinhal, a displasia da anca e as anomalias relacionadas com o aparelho auditivo são outros problemas que a podem afectar.

Como acontece com qualquer raça mas especialmente com o Cavalier, é fundamental investigar muito bem o criador, analisando o historial clínico das gerações anteriores das suas ninhadas.

Aparência Física

Silhueta Cavalier King Charles Spaniel

Características

Curiosidades

Curiosidades

Nenhuma raça foi tão retratada como esta durante os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, estando presente em pinturas de magníficos artistas, como Ticiano, Antoon van Dyck, Vermeer, William Hogarth, George Stubbs e Edwin Landseer.

Outras raças