Lhasa Apso

Ficha Técnica

História

O protector dos mosteiros

A origem do Lhasa Apso é antiga e difícil de precisar. Existe uma teoria que aponta para que os antepassados desta raça tenham vindo de uma região situada na Malásia, no sudoeste asiático. Segundo esta teoria, estes cães ter-se-iam desenvolvido há cerca de 2800 anos atrás.

No entanto, aquilo que sabemos é que o Lhasa Apso foi criado durante séculos pelos monges do Tibete, que se preocupavam apenas com as questões temperamentais, ignorando as questões estéticas.

Estes cães viveram durante séculos nos mosteiros budistas do Tibete, até à anexação deste país pela República Popular da China, ocorrida a meio do século XX. Se, por um lado, os imponentes Mastins Tibetanos guardavam as entradas dos mosteiros, por outro lado, os cães de raça Lhasa Apso alertavam ao mais pequeno sinal...

Temperamento

O tamanho engana

Apesar da sua pequena estatura, coragem e determinação não faltam ao Lhasa Apso. Constitui um excelente cão de alerta, devido ao seu instinto natural para ladrar a estranhos. Naturalmente, esta característica também pode constituir um problema, uma vez que, caso não se faça um treino adequado, esta raça pode ser excessivamente barulhenta.

Dadas estas características do Lhasa, um cão naturalmente desconfiado com pessoas e cães que não conhece, é bastante importante apostar numa socialização activa e controlada desde tenra idade, por forma a que seja um cão educado e tranquilo.

Por ser bastante independente e, até, teimoso, o Lhasa não é um cão fácil de treinar. Exige paciência, dedicação e uma vida activa.

É um excelente cão de família e de apartamento, gostando muito de brincar dentro...

Saúde

Em termos gerais, esta é uma raça saudável. Ainda assim, pode sofrer de alguns problemas. Entre estes, destacam-se a luxação da patela (problema ortopédico que afecta a região do joelho), a atrofia progressiva da retina (que afecta os olhos), a displasia da anca e as úlceras. Podemos também destacar os problemas renais que por vezes surgem nalguns exemplares.

A pelagem do Lhasa Apso exige bastante cuidado. Deve-se escovar o pêlo diariamente, evitando-se a criação de riças que poderão dar origem a infecções na pele. Esta é uma raça que solta muito pêlo durante todo o ano.

Aparência Física

Silhueta Lhasa Apso

Características

Curiosidades

Curiosidades

A Turma da Mónica, da autoria do brasileiro Maurício de Sousa, é provavelmente a banda desenhada em língua portuguesa mais conhecida. Um dos personagens centrais desta banda desenhada é o Cebolinha, que tinha um cão chamado Floquinho. Ora, este cão é precisamente um Lhasa Apso.

Outras raças