Bichon Maltês

Ficha Técnica

História do Bichon Maltês

Um companheiro desde tempos antigos

A origem do Bichon Maltês é remota e controversa. Aristóteles mencionou, por volta do ano de 370 a.C., um cão chamado Melitaei Catelli, que foi, ao longo dos tempos, citado por diversos autores e que tinha, segundo algumas descrições e gravuras, uma aparência semelhante à do Bichon Maltês.

Ao contrário do que se possa pensar, o nome da raça não implica necessariamente que a sua origem seja a ilha de Malta. Alguns historiadores sugerem que a palavra Melitaei deriva da palavra de origem semítica (tanto o árabe, como o hebraico, o aramaico e o maltês são línguas semíticas) “màlat”, que significa refúgio ou porto. Esta palavra está na origem do nome da ilha de Malta, mas, também, de uma ilha adriática localizada ao sul da Croácia chamada Méleda, assim como da...

Temperamento do Bichon Maltês

Ao ritmo do dono

Desde os seus primórdios, o Bichon Maltês foi desenvolvido para ser um cão de companhia. Não admira, portanto, que seja um excelente cão de apartamento e, por oposição, um cão inapropriado para viver no exterior de casa. Esta característica não significa que não precise de ser exercitado. Bons passeios e uma socialização activa desde tenra idade são muito importantes para o bem-estar e felicidade de um Bichon Maltês.

Esta raça doce, sensível e vistosa, graças ao seu longo manto branco, tem uma característica muito peculiar que é a de adaptar-se especialmente bem ao ritmo de vida da sua família, procurando sempre a sua atenção e carinho. Um dono bastante activo poderá contar com o seu Maltês para correr no parque ou na praia, enquanto que um dono mais relaxado...

Saúde do Bichon Maltês

Em termos gerais, esta é uma raça saudável. Ainda assim, existem alguns problemas que podem surgir.

Os olhos são especialmente sensíveis, pelo que é fundamental limpá-los regularmente para evitar o surgimento de doenças.

Também é preciso estar atento aos sinais que podem indicar uma potencial luxação da patela, que se caracteriza por uma má formação de um osso do joelho (patela), levando a um desencaixe das articulações e causando muita dor. Estes sinais manifestam-se no andar do animal, que se move com mais dificuldade ou com movimentos estranhos.

Não sendo comum, a surdez pode afectar alguns exemplares desta raça.

Interessa, ainda, referir que os cuidados com a pelagem comprida e luxuriante do Bichon Maltês são muito importantes. As escovagens têm que...

Aparência Física do Bichon Maltês

Silhueta Bicho Maltês

Características

Curiosidades

Curiosidades do Bichon Maltês

O artista inglês Sir Edwin Henry Landseer (1802-1873) pintou, em 1830, um quadro intitulado “O Cão Leão de Malta, último da raça”. Ora, um dos nomes antigos que se dava ao Bichon Maltês era Cão Leão Maltês, o que sugere que esta raça poderá ter estado em vias de extinção.

Outras raças