Podengo Português

Ficha Técnica

História

Uma raça que antecede a sua própria nacionalidade

A raça portuguesa mais antiga é também uma das raças mais antigas do mundo. O Pharaoh Hound, o mais conhecido e popular descendente do Galgo Egípcio (o cão dos faraós), é um dos principais ascendentes do Podengo Português. No século VIII a.C., os mercadores fenícios estenderam a sua influência a todo o Mediterrâneo e trouxeram o Pharaoh Hound para o sul da Europa. Mais tarde, com as invasões árabes na Península Ibérica, iniciadas no século VIII, o Pharaoh Hound, que evoluiu de forma autónoma neste território, foi cruzado com outros cães, também eles, muito provavelmente, descendentes do Pharaoh Hound original, criando-se, assim, uma raça que seria já muito semelhante ao Podengo que hoje conhecemos.

Na época da reconquista cristã, mais precisamente no ano de 1199, é feita, sob...

Temperamento

A boa disposição aliada à inteligência

A inteligência e a coragem são características partilhadas pelos três tipos de Podengos, constituindo todos excelentes animais de companhia. Muito ligados à sua família, têm uma boa relação com crianças, especialmente a variedade mais pequena.

Os Podengos necessitam de muita atenção, principalmente o mais pequeno, uma vez que, como qualquer outra raça, sofrem muito com a solidão.

Sendo cães relativamente fáceis de treinar, são muito activos e os seus apurados sentidos podem levá-los a distraírem-se e a seguirem uma pista de forma obstinada, ou, dado o seu instinto caçador, a perseguirem pequenos animais, afastando-se perigosamente de casa. Por estas razões, convém ter cuidado durante os passeios. Isto não significa que não se deva proporcionar-lhes exercício físico, antes pelo contrário. Os Podengos, principalmente o Podengo Grande, necessitam de fazer muito...

Saúde

Este cão rústico é bastante saudável, uma vez que não foi sujeito aos inúmeros cruzamentos que marcaram o desenvolvimento de muitas outras raças. Com uma incidência muito baixa de doenças hereditárias, o problema que, eventualmente, mais poderá afectá-lo é a ruptura de ligamentos.

Qualquer uma das variedades de pelagem que o Podengo apresenta (lisa ou cerdosa) não tem camada de subpêlo (ou dupla pelagem), o que reduz substancialmente a quantidade de pêlos soltos espalhados pela casa, tornando os Podengos numa excelente escolha para quem é alérgico ao pêlo. Sendo de fácil manutenção, a pelagem necessita apenas de uma escovagem ocasional.

Aparência Física

Silhueta Podengo Português

Características

Curiosidades

Curiosidades

O Podengo Português Grande é uma raça bastante rara, estando mesmo em perigo de extinção, principalmente a variedade de pêlo liso. As restrições à caça grossa em Portugal, aliadas às razões que as originaram, que se prendem com a diminuição do número de presas deste tipo de caça, levaram a que o Podengo Grande deixasse de ser tão procurado e que os seus exemplares se tenham vindo a reduzir desde os anos setenta. Outra razão, embora menos importante, para esta diminuição relaciona-se com a introdução de raças estrangeiras com uma mordedura mais forte, como é o caso do Dogue Argentino, e, por isso, mais eficientes na caça de grandes presas. No grupo de raças reconhecidas pelo CPC (Clube Português de Canicultura), o Podengo Grande é aquela que apresenta um menor número de registos.

Outras raças