Cão Nosso - Pet Sitting icon open

Tudo sobre Cães

01.03.2019

TOP 10 JARDINS PARA PASSEAR O CÃO EM LISBOA

Podemos até ter aquele jardim perto de casa que tanto jeito nos dá. No entanto, sabe sempre bem variar e dar a conhecer novos sítios e cheiros ao nosso patudo. Fiquem a conhecer as nossas sugestões!

Quem tem um cão sabe que os fins de semana sem sair do sofá não são para todos.

Ter um cão torna-nos mais activos! Só o facto de o termos que passear todos os dias obriga-nos a passar mais tempo ao ar livre e em movimento – por falar nisso, o jornal britânico Physical Activity and Health publicou um artigo no qual se conclui que as pessoas que têm cães andam cerca de mais uma hora por dia em comparação com as restantes! Às vezes, de facto, só mesmo o nosso cão para nos fazer sair do sofá…

Podemos até ter aquele pequeno jardim perto de casa que tanto jeito nos dá e do qual o nosso patudo gosta muito. No entanto, sabe sempre bem variar um pouco e dar a conhecer novos sítios – e cheiros – ao nosso patudo!

Para os lisboetas – ou aqueles que estejam de visita a Lisboa – aqui fica o nosso TOP 10 dos melhores jardins e parques para passear o cão em Lisboa. Esperamos que gostem!

1. MONSANTO

Desde a incontornável Alameda Keil do Amaral, onde todos os fins de semana temos autênticos festivais caninos, passando pelo Parque do Calhau e pela Mata de Benfica, Monsanto não podia deixar de estar no topo da nossa lista de jardins para passear o cão em Lisboa!

Com uma área de 1000 hectares, há lugar para todos no “pulmão” de Lisboa: desde aqueles que adoram um bom “cãovívio” numa tarde de Sábado aos que preferem um passeio a sós com o seu cão.

 

 

 

2. JARDIM DO CAMPO GRANDE

Em 2013 abria o primeiro parque canino de Lisboa, precisamente no Jardim do Campo Grande. Só por isso, este jardim merece uma visita do seu patudo. No entanto, nos últimos anos o Jardim do Campo Grande tem vindo a ganhar uma nova vida, tendo voltado a ser um dos melhores jardins de Lisboa para um passeio com o seu cão!

 

3. PARQUE JOSÉ GOMES FERREIRA (MATA DE ALVALADE)

E que tal um almoço ao ar livre, com toda a família (membros caninos incluídos, obviamente!) numa tarde de Domingo?

São cerca de 11 hectares, com muitas oliveiras e alfarrobeiras, duas zonas de mesas e um grande parque infantil. E, se não lhe apetecer levar o farnel de casa, tem ainda um quiosque com esplanada – este é, aliás, um dos pontos de encontro dos patudos que andam pelo Parque José Gomes Ferreira (ou Mata de Alvalade, como é conhecido), um dos parques de eleição dos lisboetas para um passeio com o seu cão!

 

4. PARQUE BENSAÚDE

Bem escondido, com uma entrada na Estrada da Luz, está o Parque Bensaúde, com cerca de 3,5 hectares e que pertencia a uma antiga quinta daquela zona. Para além de aqui podermos encontrar o maior e mais antigo sobreiro de Lisboa, existe também um parque canino onde os cães podem brincar soltos.

 

5. JARDIM FERNANDO PESSA

Ora aqui está um belo exemplo da expressão popular “junta-se a fome à vontade de comer”! Senão vejam: este jardim, perto da Avenida de Roma, era já há vários anos utilizado pelos residentes da zona como ponto de encontro canino mas, em 2017, a Junta de Freguesia do Areeiro inaugurou aqui um parque canino com cerca de 180 metros quadrados e vários equipamentos.

Como diria o próprio Fernando Pessa, conhecido jornalista que costumava por ali passear e andar de bicicleta: e esta, hein?

 

6. JARDIM DA QUINTA DAS CONCHAS

Sabiam que este jardim, na zona do Lumiar e com 24 hectares, representa a terceira maior mancha verde de Lisboa, logo a seguir a Monsanto e ao Parque da Bela Vista? Com uma área de jardim e outra de mata, um lago e um parque infantil, este é um dos parques onde podemos encontrar mais cães a passear!

 

7. TAPADA DAS NECESSIDADES 

Diz-se que já D. João V – quem mandou construir ete jardim, bem como o respectivo palácio – era adepto dos piqueniques na Tapada das Necessidades. Ora, sendo assim, quem somos nós para dizer que não a um piquenique neste jardim? Na companhia dos nossos patudos, claro está! Cuidado é com os gansos e patos que por lá andam e que, provavelmente, não vão querer brincar com os vossos amigos!

 

8. PARQUE DA BELA VISTA

A maioria dos Lisboetas apenas passa por aqui uma vez de dois em dois anos, no conhecido festival Rock in Rio. O que não sabem é que este parque, situado na zona oriental da cidade, representa a segunda maior “mancha verde” da cidade e é um verdadeiro oásis para quem procura um local amplo para o seu cão poder correr à vontade! Aqui fica uma dica: experimentem visitá-lo durante a semana e verão que terão estes 85 hectares praticamente em exclusivo para os vossos patudos!

 

9. PARQUE VALE DO SILÊNCIO

Conhecido de todos os habitantes da zona dos Olivais – ou não fosse apelidado de o pulmão dos Olivais –, este jardim parece ainda ser um segredo para muitos lisboetas. São 9 hectares desafogados e que, não obstante a sua localização (ao lado da Avenida de Berlim, uma das mais movimentadas da cidade), são tão silenciosos que fazem jus ao seu nome!

 

10. PARQUE TEJO

Já lá vai o tempo em que qualquer um de nós fugiria a sete pés do aterro sanitário que aqui havia. A Expo 98 trouxe-nos todo um novo mundo e nele encontra-se o Parque Tejo, um dos spots incontornáveis da nossa cidade para um passeio à beira rio. Melhor ainda, só na companhia dos nossos patudos! Não concordam?

 

 

Todas as fotografias foram retiradas do Site da Câmara Municipal de Lisboa.