Cão Nosso - Pet Sitting Lupa icon open

Tudo sobre Cães

14.11.2019

DEVO ESCOVAR OS DENTES DO MEU CÃO?

Tópicos: Saúde
Duas questões que se impõe frequentemente são as seguintes: É necessário escovar os dentes dos cães? E como devo escovar os dentes do meu cão?

À medida que os animais de estimação vão ocupando um lugar cada vez maior nos nossos corações, é normal surgirem algumas preocupações com o seu bem-estar outrora desprezadas. 

Apesar de os cães não costumarem ter cáries como os humanos, é muito comum desenvolverem tártaro e doenças nas gengivas, caso não haja uma higiene dentária adequada.  Os alimentos ficam presos nos dentes e as bactérias vão-se acumulando, formando o tártaro e as placas bacterianas. Quando já existe tártaro acumulado, a solução passa pela destartarização. Não se trata de um procedimento evasivo, no entanto, o animal tem de ser sedado para que o veterinário possa realizar o seu trabalho.

Como não há nada melhor que a prevenção, a melhor opção passa por habituar o seu cão a que lhe escovem os dentes regularmente – o ideal é que seja desde cachorro. Ao princípio pode parecer um desafio e o cão pode debater-se com esta novidade, mas o importante é estar num estado de espírito calmo e ir gradualmente habituando-o sem pressas, de modo a não criar aversão à escova de dentes.

E a partir de quando deve escovar os dentes ao seu cão? Aos 6 meses de idade já todos os dentes de leite deverão ter caído, portanto, essa é uma boa altura para começar esta rotina de escovar os dentes do seu cachorro.

Que escova usar para escovar os dentes do meu cão?

Existem pastas de dentes para cães?

Existem outras formas de melhorar a higiene dentária do meu cão?

Além da escovagem dos dentes do seu cão, há outras formas que contribuem para uma melhor higiene dentária:

Dicas práticas de como começar a escovar os dentes do seu cão