Cão Nosso - Pet Sitting Lupa icon open

Tudo sobre Cães

14.11.2020

A importância do banho, da tosquia e da escovagem para os cães

Tópicos: Saúde
É importante que o dono esteja atento à higiene do seu cão, pelo que levá-lo para uma tosquia, uma escovagem ou um banho é uma forma de lhe proporcionar bem-estar e saúde.

Muitas pessoas sabem a importância dos cuidados que devem ter com o pêlo dos seus animais, contudo nem sempre têm conhecimento de todos os benefícios que esses cuidados trazem para eles.

É importante que o dono esteja atento à higiene do seu cão, pelo que levá-lo para uma tosquia, uma escovagem ou um banho é uma forma de lhe proporcionar bem-estar e saúde. Por norma, este tipo de serviço é visto apenas pelo lado estético, no entanto, desempenha um papel muito importante ao nível da saúde.

Se, durante o banho, o groomer verificar que o animal tem ectoparasitas (pulgas ou carraças), poderá aconselhar o tutor a realizar um banho antiparasitário. Posteriormente, deverá ser ministrado um desparasitante externo que seja recomendado pelo seu médico veterinário.

A tosquia higiénica é um procedimento que deveria ser realizado em todos os animais de pêlo longo, pois elimina o pêlo à volta da região genital, do ânus, da barriga, da parte inferior das patas e das orelhas, mantendo todas estas áreas limpas. Mesmo os animais que não possuem pêlo longo, beneficiam desta prática, uma vez que se trata de uma questão de higiene.

O tratamento recorrente do pêlo faz com que seja mais difícil criarem-se nós e que se possa ir retirando o máximo de pêlo morto que o animal vá acumulando. Ao retirarmos este pêlo, estamos a prevenir que o animal acumule bactérias e fungos.

É através destes cuidados que o groomer, ao realizar o seu trabalho, vê de perto a pele e o pêlo do animal, conseguindo avaliar se este apresenta algum problema.

Outro procedimento importante é o corte de unhas. É importante que as unhas se mantenham com o tamanho certo, pois quando ficam demasiado grandes podem começar a afectar as articulações dos animais e, consequentemente, a sua mobilidade. Alguns animais têm unhas que crescem enroladas, o que faz com que se comecem a espetar na pele, fazendo grandes feridas.

É de realçar que nem todos os animais devem ser tosquiados, pelo que, para estes, deverá ser um profissional especializado a recomendar o procedimento mais adequado.

Os 4 benefícios do banho, da tosquia e da escovagem:

1. Traz mais vida ao pêlo

Um pêlo bonito e saudável não depende apenas de uma boa alimentação. Depende também, em grande parte, de uma tosquia ou escovagem regular, de forma a eliminar os pêlos mortos e a evitar os nós que o pêlo vai criando ao longo do tempo, fazendo com que a nova pelagem cresça mais forte, bonita e saudável.

2. Elimina bactérias e fungos

O banho e a tosquia são fundamentais para a eliminação das bactérias e fungos que ficam no pêlo e que podem vir a provocar várias doenças. Ao eliminar o pêlo morto, a probabilidade de as bactérias se alojarem nos animais é bastante menor, o que lhes vai proporcionar mais qualidade de vida.

3. Facilita o acompanhamento das feridas e dos problemas de pele

Não é uma tarefa fácil perceber se o nosso amigo está com problemas de pele e se tem feridas causadas por pulgas e carraças, e ainda menos fácil é se for um animal com bastante pêlo. Assim sendo, o banho e a tosquia são indispensáveis para fazer a monotorização da saúde do seu animal. Durante o processo de higiene, o groomer observa a existência de parasitas ou de problemas relacionados com a pele, aconselhando os tutores a irem, caso seja necessário, ao veterinário para que ele tome as medidas necessárias.

4. Promove o bem-estar dos animais

O banho, a tosquia ou a escovagem podem ser um factor de stress para os animais, ainda assim, quando regressam a casa limpos e bonitos, a sensação de bem-estar é visível, uma vez que eles próprios ficam mais alegres e relaxados.

Dar o banho e a tosquia em casa ou ir a um profissional?

A melhor decisão será levar o seu cão a um groomer de confiança, pois os profissionais qualificados sabem como manusear o seu animal sem lhe causar um alto nível de stress, proporcionando momentos de carinho e tendo paciência para a realização destas tarefas.

São estes profissionais que sabem a forma mais adequada de tratar o pêlo do seu animal, visto que há diversos tipos de pêlo que necessitam de cuidados distintos. Vão também aparar os pêlos de forma adequada a cada parte do corpo, como, por exemplo, a parte íntima e as patas. Conseguirão, ainda, cortar as unhas correctamente e limpar as orelhas, evitando doenças que surgem devido à acumulação de sujidade.

Por último, uma das grandes vantagens de ir a um profissional de confiança é a utilização de produtos certificados e desenvolvidos apenas para animais de estimação, tendo em conta cada tipo de pele e de pêlo. Os materiais utilizados, como as escovas e as tesouras, regularmente esterilizados, serão também os mais adequados para o seu animal.