icon open
Cão Nosso - Pet Sitting

Tudo sobre Cães

20.11.2016

OS 5 FACTOS QUE PROVAM QUE A COMPANHIA DE UM CÃO FAZ BEM À SAÚDE

Tópicos: Cães de Companhia
Os benefícios que os cães trazem para a nossa saúde são reais. Não acredita? Deixamos aqui 5 factos que o comprovam.

Nesta lista não contamos com os benefícios inestimáveis dos cães de assistência e de terapia, que representam uma bênção para muitos portadores de deficiência, bem como para muitos que sofrem de problemas neurológicos e psiquiátricos. Estes heróis caninos merecerão, contudo, a nossa atenção num futuro texto.

 

1. AUMENTAM O NOSSO ÂNIMO

Vários estudos têm comprovado que bastam quinze a trinta minutos de convívio com o nosso cão para que nos sintamos mais relaxados. Ao brincarmos com ele, os nossos níveis de dopamina e serotonina (neurotransmissores que estão associados à sensação de prazer e tranquilidade) aumentam.

Psicólogos das Universidades de Miami e de St. Louis descobriram ainda que os benefícios da companhia canina podem ser semelhantes aos da companhia humana.

 

2. DIMINUEM O NOSSO STRESS E ANSIEDADE

De acordo com um estudo divulgado pelo British Journal of Health, as pessoas que vivem com um cão apresentam, comparativamente com as restantes, menos problemas de saúde. A companhia de um amigo de quatro patas ajuda a reduzir o colesterol, a pressão arterial, o stress e a probabilidade de um ataque cardíaco.

E, ao contrário dos comprimidos, não tem efeitos secundários!

 

3. CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS

A Science Daily divulgou uma investigação que prova que as crianças que vivem na companhia de um cão são menos propensas a desenvolverem alergias e eczemas. E mais: o seu sistema imunológico fica mais forte e passam menos dias doentes, o que para os pais é uma óptima notícia.

 

 

4. TORNAM-NOS MAIS ACTIVOS

O facto de termos que passear o nosso cão todos os dias obriga-nos a passar mais tempo ao ar livre e em movimento. O jornal britânico Physical Activity and Health publicou um artigo no qual se conclui que as pessoas que têm cães andam cerca de mais uma hora por dia em comparação com as restantes.

Às vezes, só um cão é capaz de nos tirar do sofá!

 

5. PODEM AVISAR QUE ESTAMOS DOENTES

Vários estudos apontam o excepcional faro do cão como um potencial identificador do surgimento de cancro. Muitos destes estudos são desenvolvidos a partir do treino de cães para descobrirem, nas amostras de urina, possíveis indícios da presença de cancro, nomeadamente da próstata, da mama e do pulmão.

Estudos semelhantes foram desenvolvidos através de cães treinados para cheirarem a quantidade de açúcar numa amostra de sangue, ajudando os diabéticos a controlarem a doença.