icon open
Cão Nosso - Pet Sitting

Raças de Cães Pequenos

De entre os cães de pequeno porte, o grupo dos terriers é provavelmente o mais conhecido.

De facto, a probabilidade de nos cruzarmos na rua com um Jack Russel, um Yorkshire ou outra raça deste grupo é altíssima. Estes cães, que actualmente são muito apreciados como animais de companhia, foram desenvolvidos para caçar animais como raposas, ratos ou texugos, não tendo medo de entrar nas suas tocas para os expulsar e deixá-los à mercê do caçador.

No entanto, os cães de pequeno porte podem assumir outras funções, como a de pastoreio. A forma como estes cães conduzem o gado, mordendo as patas traseiras destes animais para os obrigar a andar, fez com que ficassem conhecidos como heelers, termo que deriva da palavra inglesa heels, que significa calcanhares. O Pembroke Welsh Corgi é uma das raças que foi desenvolvida para este efeito.

Questões utilitárias à parte, as raças pequenas sempre foram muito apreciadas como animais de companhia, o que se deve ao seu tamanho, que se adequa melhor à vida no interior de casa. Os imperadores da China Antiga tinham grande apreço pelos seus pequenos cães, como o Shih Tzu. Na Europa, reis e aristocratas cuidavam dos seus pequenos amigos com todo o cuidado e dedicação – o Galgo Italiano, por exemplo, foi uma das raças mais acarinhadas pelas cortes europeias.

Raças de Cães Pequenos