icon openMenu
Cão Nosso - Pet Sitting

Beagle

FICHA TÉCNICA

HISTÓRIA

Ilustres e populares caçadores

A designação “Beagle” surgiu em Inglaterra, durante o século XIV, sendo empregue para identificar os cães de rasto e de pequena estatura. Alguns governantes em Inglaterra, como a Rainha Elisabeth I, criaram Beagles com uma estatura muito pequena e que, por isso, ficaram conhecidos como “Beagles de bolso”. A pequena estatura destes cães impedia-os de acompanhar a caçada a cavalo, sendo transportados em selas para depois serem libertados no lugar certo. O seu uso regular para as caçadas a pé na Grã-Bretanha fez com que esta actividade ficasse conhecida como “beagling”.

Algumas teorias sugerem que esta raça resultou do cruzamento entre o Harrier e antigos sabujos ingleses.

Tal como aconteceu com a maioria das raças europeias, as duas Grandes Guerras reduziram significativamente o seu número de exemplares. Contudo, a partir dos anos cinquenta do século passado, a sua popularidade cresceu significativamente, principalmente nos Estados Unidos da América.

temperamento

O cão dos 3 “As”: amigável, afectuoso e activo

De temperamento amigável e afectuoso, o Beagle é um cão sociável, alegre e bastante activo. Necessita de exercício diário, pois, caso não o tenha, virará a casa do avesso e importunará os vizinhos com a sua voz que, apesar de harmoniosa, tem um tom grave e sonante. Adapta-se muito bem a famílias activas com crianças, sendo muito tolerante com as brincadeiras dos mais novos.

Fácil de treinar em termos de obediência e com um baixo grau de dominância, esta raça é uma boa escolha para donos inexperientes, apesar de ser bastante teimosa. Nos passeios é preciso tomar atenção aos movimentos destes cães, uma vez que, de focinho colado ao chão, seguem um determinado cheiro sem pensarem em mais nada, o que os poderá colocar em situações perigosas.

saúde

Existe uma doença genética que continua presente em muitos exemplares desta raça, o MLS – Síndroma de Muladin-Leuke. Esta doença afecta os músculos dos cães, causando deformações em diferentes partes do corpo.

A epilepsia, as doenças cardíacas e os problemas oculares podem também afectar os Beagles.

Quanto às questões de higiene, para além da escovagem, é muito importante limpar cuidadosamente os seus ouvidos e orelhas, que, por serem pendentes, se arrastam no chão e facilmente acumulam sujidade.

Finalmente, interessa referir a tendência do Beagle para engordar, caso não faça exercício suficiente.

características

Curiosidades

A famosa personagem Snoopy, criada por Charles Schulz, é um Beagle.

partilhar
partilhar