Grand Danois

Ficha Técnica

História

Um cão de aposento

O Grand Danois, nome que significa “Grande Dinamarquês” e pelo qual é conhecido na Grã-Bretanha e em muitos países, pode também ter como nome Dogue Alemão, pois foi na Alemanha que ocorreu a sua criação.

A linhagem desta raça é antiquíssima, descendendo de cães Molossos (grupo de cães de grande porte e muito volumosos) da antiga Roma. Há quem diga que a sua linhagem recua até ao Antigo Egipto, baseando-se em vestígios arqueológicos onde estarão representados, eventualmente, os antepassados destes cães. Muitos cinólogos partilham da teoria que aponta para que os romanos tenham cruzado o antigo Molosso Assírio com um tipo de cães a que hoje chamaríamos de Galgos, que seriam, provavelmente, os antepassados de raças como o Irish Wolfhound, também conhecido como Galgo (ou Lebréu) Irlandês. Este cruzamento visava criar...

Temperamento

O bom gigante

Extremamente devoto para com a sua família, o Grand Danois mostra-se sempre afável e tranquilo. Tem uma relação fantástica com crianças, estando sempre pronto para brincar com elas e aturando as suas traquinices. Dado o seu tamanho e a sua força, convém supervisionar estas brincadeiras, embora seja justo referir que esta raça, quando lida com seres mais pequenos, demonstra a inteligência e sensibilidade suficientes para evitar acidentes.

O facto der ser um cão calmo permiti-lhe, apesar do seu tamanho, adaptar-se bem à vida num apartamento, desde que lhe sejam proporcionados passeios onde possa gastar energia. A sua inteligência, aparência e desconfiança relativamente a estranhos tornam-no num bom cão de guarda. Apesar de não ser muito territorial, não constituindo por isso um guarda de propriedades ideal, destaca-se pela determinação com que defende...

Saúde

Esta raça tem tendência a desenvolver alguns problemas de saúde. A displasia da anca e a torção gástrica são as doenças que mais a afectam. Quanto à primeira, para diminuir o risco de se desenvolver, deve-se evitar um excesso de exercício físico durante o período de crescimento. Já no que se refere à segunda, deve-se repartir as refeições ao longo do dia e evitar o exercício físico após cada uma delas.

Alguns exemplares podem também desenvolver problemas de tiróide e de visão.

Os cuidados com a pelagem consubstanciam-se numa escovagem ocasional.

O facto de o Grand Danois não necessitar de praticar muito exercício físico não significa que não tenha que gastar as suas energias diariamente.

Aparência Física do Grand Danois

Silhueta Grand Danois

Características

Curiosidades

Curiosidades

O Grand Danois mais famoso de sempre será, muito provavelmente, o Scooby-Doo, personagem de animação criada pelo designer Iwao Takamoto, em 1969, numa altura em que trabalhava nos estúdios Hanna-Barbera (entretanto comprados pela Time Warner).

Takamoto contou que, antes de criar a personagem, conversou com um criador que lhe explicou as características físicas e temperamentais da raça. O designer resolveu inverter algumas destas características, desenhando um cão com pernas tortas, criando um padrão de cores inexistente e, para além de outras mudanças, projectando um temperamento medroso e pouco determinado (embora estas características temperamentais não tenham sido pensadas exclusivamente por Takamoto).

Em 2004, a série Scooby-Doo ganhou o Prémio Mundial do Guiness por ter batido o recorde de produção de episódios.

Outras raças