icon openMenu
Cão Nosso - Pet Sitting

Braco Alemão

QUATRO VARIEDADES

FICHA TÉCNICA

HISTÓRIA

Um caçador todo-o-terreno

Em bom rigor, existem quatro raças de Bracos Alemães: a de pêlo curto (a mais conhecida e a que aqui damos destaque); a de pêlo áspero; a de pêlo duro; e a de pêlo longo.

Como acontece com muitas outras raças, existem várias teorias no que respeita à sua origem. Alguns cinólogos (pessoas que treinam cães) defendem que esta raça descende de sabujos alemães, enquanto outros defendem que descende do cruzamento do Braco Italiano com outras raças autóctones. No entanto, a versão mais provável aponta para que a sua ascendência se baseie no cruzamento, feito por caçadores flamengos, entre o Perdigueiro de Burgos, o Foxhound Inglês, o Pointer Inglês e algumas raças alemãs de tipo sabujo.

O Kurzhaar, como lhe chamam os alemães, tem a aparência que hoje conhecemos desde os finais do século XIX, apresentando no passado características menos elegantes, de lábios mais grossos e caídos e com uma estrutura física mais pesada, herdada, segundo certos autores, do Bloodhound.

Hoje, é um cão de caça todo-o-terreno, capaz de actuar tanto em terra como nos rios e até em terrenos pantanosos, assumindo as funções de seguir rastos, apontar e recuperar a peça. Às raças que reúnem estas características, os britânicos chamam HPR – Hunt, Point and Retrieve (breeds).

temperamento

O verdadeiro atleta

Excelente cão de família, o Braco Alemão é uma raça alegre e enérgica. Gosta de brincar com crianças mas, como acontece com outras raças, convém que este relacionamento seja vigiado.

De uma lealdade inquestionável para com o seu dono, esta raça inteligente e versátil requer muito exercício físico para que possa testar a sua resistência especialmente elevada e se sentir realizada.

saúde

Sendo uma raça considerada bastante saudável, os problemas mais comuns são a epilepsia, a obesidade, doenças dermatológicas, displasia da anca e anomalias relacionadas com o aparelho visual.

Necessita de muito exercício físico, fundamental para o seu bem-estar psicológico.

No caso do Braco Alemão de Pêlo Curto, não se requerem grandes cuidados com a pelagem.

características

Curiosidades

O Braco Alemão é uma das raças que participam nos campeonatos regionais e mundiais de Corrida de Pulka, um desporto onde os cães puxam trenós e em que o atleta, de pé em cima do trenó, procura ganhar ainda mais velocidade através do movimento de esqui.

partilhar
partilhar