icon open
Cão Nosso - Pet Sitting

Raças de Cães Grandes

As raças de grande porte podem assumir as mais diversas funções, nomeadamente as que se relacionam com a caça. É o caso dos retrievers, especialistas em apanhar a peça abatida, levando-a à mão do caçador, que são um grupo de raças que integra os muitíssimo populares Golden Retriever e Retriever do Labrador. Muitos cães de apontar, que desempenham a função de sinalizar a localização da presa ao caçador, têm também um porte considerável – é o caso do Weimaraner ou do Setter Irlandês.

Vários cães de grande porte podem, também, desempenhar funções de pastoreio, estando encarregues de defender o gado de potenciais predadores, de arrebanhar (ou seja, de juntar o rebanho, impedindo a sua dispersão) e de o conduzir para os lugares definidos pelo dono. O Cão da Serra da Estrela tem se destacado, ao longo dos séculos, pela coragem com que protege o seu rebanho. O Pastor Alemão, cujas capacidades lhe permitem exercer um alargado leque de funções, nomeadamente no âmbito militar e policial, é também um exímio cão pastor.

As missões de resgate e salvamento são outra das actividades em que, predominantemente, são utilizados cães de grande porte. O São Bernardo é o exemplo mais conhecido, tendo salvado muitas pessoas de morrerem de frio nos Alpes suíços.

Por fim, como facilmente se compreende, a grande maioria dos cães de guarda entram neste grupo de raças. O Dobermann e o Rottweiler são dois exemplos bem conhecidos deste tipo de cães, mostrando uma total entrega quando se trata de defender o seu território ou a sua família.

Raças de Cães Grandes